Página inicial > Últimas Notícias > Sororidade é tema de atividades no Dia da Mulher no Campus São Borja
Notícias IF Farroupilha

Sororidade é tema de atividades no Dia da Mulher no Campus São Borja

Publicado em Quinta, 08 de Março de 2018, 12h10 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O dia 8 de março é considerado o Dia Internacional da Mulher e, no IFFar-Campus São Borja, para além das celebrações, a Coordenação de Ações Inclusivas (CAI) e o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) escolheram o tema "sororidade" para as ações socioeducativas a serem trabalhadas nesta data.​

Assim, o Nugedis organizou a campanha #SororidadenoIFFar #JuntasPodemos com algumas atividades no dia de hoje, entre elas a distribuição de cartazes com frases sobre o tema e uma marcha com saída às 17 horas do campus rumo à Praça Central XV de Novembro, onde haverá uma aula pública sobre a Sororidade e o Feminismo.

A origem da palavra sororidade está no latim sóror, que significa “irmã”. Este termo pode ser considerado a versão feminina da fraternidade, que se originou a partir do prefixo frater, que quer dizer “irmão”.

Trata-se de um chamado de cooperação entre mulheres em torno de um bem comum, isto é, uma relação de irmandade entre as mulheres sem nenhum clima de disputa.

Além disso, a campaha busca a empatia também dos homens. Neste sentido, o movimento ElesPorElas (HeForShe), da ONU Mulheres, convoca homens e meninos como parceiros igualitários na elaboração e implementação de uma visão comum da igualdade de gênero que beneficiará toda a humanidade.

O IFFar integra o Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento Eles Por Elas e elaborou um conjunto de atividades em todas as unidades nesse mês.

Faça aqui sua adesão on line em apoio ao HeForShe: http://www.heforshe.org/pt#take-action.