Página inicial > Últimas Notícias > Reitores entregam carta de reivindicações para pré-candidato à presidência
Notícias IF Farroupilha

Reitores entregam carta de reivindicações para pré-candidato à presidência

Publicado em Quarta, 21 de Março de 2018, 18h30 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Dando início à série de encontros com os pré-candidatos à presidência da República, reitores e dirigentes de Universidades e Institutos Federais do Rio Grande do Sul entregaram uma carta de reivindicações ao pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta terça-feira (20).

Anexos:

2018 03 20 Encontro reitores com Lula Luan Romero 5

Foto: Luan Romero

Alinhada às diretrizes defendidas pela a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a carta de reivindicações demanda garantias e a priorização do financiamento do sistema público de educação superior do país, com investimentos contínuos e crescentes. A carta pode ser acessada na íntegra neste link.

De acordo com a reitora do IF Farroupilha, professora Carla Comerlato Jardim, tanto o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, quanto a ex-presidente Dilma Rousseff, que também estava no evento, referenciaram os Institutos Federais durante suas falas.

A reitora falou sobre a importância da interiorização do ensino público federal desenvolvida na última década. De acordo com ela, as políticas de interiorização desenvolvidas em governos anteriores permite que milhares de brasileiros tenham acesso à educação pública, gratuita e de qualidade.

Além da reitora do IFFar, a reunião de trabalho também contou com a participação dos reitores da UFSM, Paulo Afonso Burmann; da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Jaime Giollo; do Centro de Ensino Superior Rio-Grandense, Rafael Rossetto; do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), José Eli Santos dos Santos; e do representante do reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Cristian Wittmann.

2018 03 20 Encontro reitores com Lula Laura de Almeida 101

Foto: Laura de Almeida

O reitor da UFSM fez a abertura da reunião, entregando para Lula a carta de reivindicações sobre educação, ciência e tecnologia assinada por todas as Universidades e Institutos Federais gaúchos. Burmann demonstrou preocupação com os constantes cortes de verbas federais para investimentos em educação, que comprometem o planejamento das instituições de ensino e refletem-se diretamente na economia do Estado. O reitor lembrou ainda que os cortes prejudicam a continuidade e o avanço dos projetos de pesquisa e extensão, bem como as políticas de assistência estudantil, responsáveis por garantir o acesso e a permanência dos estudantes nas Universidades.

O documento elenca nove propostas que pedem: 1) a continuidade de projetos e obras pactuadas com o Ministério da Educação; 2) a recomposição dos orçamentos em consonância com a expansão do sistema público de educação; 3) o respeito à autonomia das instituições e de seus Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs); 4) um novo projeto de expansão do sistema federal, considerando a formação global dos estudantes; 5) a atualização do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES); 6) a recomposição dos orçamentos das agências de fomento para a pós-graduação, pesquisa e inovação; 7) a continuidade e a expansão do Programa de Apoio à Pós-Graduação das Universidades Federais; 8) o fortalecimento dos investimentos nas IFES destinados à inovação tecnológica, internacionalização, formação de professores e educação a distância; e 9) a atenção ao quadro de pessoal das IFES, projetando a criação de cargos de professores e pessoal técnico-administrativo, conforme as pactuações e as necessidades das instituições.

A ex-presidenta Dilma Rousseff manifestou-se na sequência enfatizando a importância dos investimentos em educação. “Educação de qualidade é cara. Muitos dizem que vão fazer mais com pouco. Isso é uma falácia”, afirmou Dilma. Encerrando o encontro, o ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva relembrou os investimentos em educação e as políticas de acesso aos estudantes durante a expansão das universidades públicas. “Não há exemplo na história da humanidade de um país que tenha se desenvolvido sem ter investido em educação”, disse Lula.

2018 03 20 Encontro reitores com Lula Rafael Happke 1

Foto: Rafael Hapke

Reuniões com pré-candidatos à presidência - as reuniões estão sendo organizadas pelo conjunto de reitores das instituições federais gaúchas. Além das Universidades presentes no encontro desta terça-feira, também são parceiras a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O objetivo dos encontros é apresentar aos pré-candidatos as principais demandas na área da educação, ciência e tecnologia, defendendo a importância destas pautas serem incluídas nos planos de governo.

Os pré-candidatos João Vicente Goulart e Ciro Gomes também já demonstraram interesse em participar da rodada de encontros com os reitores, mas ainda não definiram datas e locais para as reuniões.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor da UFSM. Texto adaptado - acesse o conteúdo original neste link.