Página inicial > Últimas Notícias > IFFar lança novo livro sobre Programa Institucional de Iniciação à Docência
Notícias IF Farroupilha

IFFar lança novo livro sobre Programa Institucional de Iniciação à Docência

Publicado em Segunda, 04 de Junho de 2018, 17h06 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha lançou um novo livro sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O livro reúne artigos sobre o Programa e está disponível gratuitamente na íntegra.

A coletânea de artigos organizada pelos professores do IFFar, Helena Brum Neto, Hermes Gilber Uberti e Joze Medianeira Toniolo, "revela a multiplicidade de ideias e de ações que articulam o Pibid no Instituto Federal Farroupilha". De acordo com o livro, o Pibid é o "principal programa de permanência e êxito voltado aos cursos de licenciatura", tendo "significativos impactos na formação inicial de professores".

De acordo com a lei de criação dos Institutos Federais, a formação de professores por meio da oferta de cursos de Licenciaturas é, junto da oferta de cursos técnicos, um dos principais objetivos da Instituição.

O livro está disponível em PDF neste link.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais. Saiba mais aqui.