Página inicial > Últimas Notícias > Seminário de Educação Profissional do IFFar ocorre em Santa Maria até sexta-feira
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quarta, 06 de Junho de 2018, 13h25 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A abertura do V Seminário Internacional de Educação Profissional do IF Farroupilha ocorreu na manhã de ontem (5), no Salão Nobre do Clube Dores, em Santa Maria. O evento ocorre junto de congresso e seminário de educação popular e pode ser acompanhado ao vivo pela WebTV do IFFar.

DSC 1198 redim

Foto: Orquestra de Flautas da Escola Rural Zilá da Gama Mor, de Cachoeira do Sul, realizou a primeira apresentação cultural do evento

Durante a abertura do Seminário, a reitora do IF Farroupilha, professora Carla Comerlato Jardim, destacou a importância do evento. "Para além da formação e da reflexão, esta parceria nos qualifica para algo que é fundamental aos IFs, que é a formação de professores para atuar principalmente na educação básica pública", disse a reitora.

De acordo com a Lei nº 11.892/2018, que cria os Institutos Federais, 20% das vagas destas instituições devem ser destinadas a cursos de Licenciatura.

O V Seminário Internacional de Educação Profissonal do IF Farroupilha é realizado junto do XVIII Congresso Internacional de Educação Popular, o XXVII Seminário Internacional de Educação Popular, o V Seminário Internacional Sindical do 2º Núcleo do CPERS/Sindicato (Santa Maria).

O objetivo dos eventos é possibilitar, no encontro e troca entre os educadores, o olhar de experiências pedagógicas e possibilidades de desenvolvimento das culturas e dos sujeitos, buscando novas estratégias de promoção humana, contribuindo com o conhecimento e a ciência pela revolução pedagógica, transformando realidades.

O público-alvo do evento são professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior, acadêmicos de licenciaturas e cursos afins, alunos do curso normal, pais, gestores, lideranças de movimentos sociais, educadores populares e comunidade em geral. A programação pode ser acompanhada ao vivo pela internet através do site da WebTV do IF Farroupilha.

DSC 1182 redim

Foto: a reitora do IF Farroupilha, professora Carla Jardim, fala durante abertura do evento

Conferência trata do tema da Educação Popular

A conferência de abertura dos eventos integrados de educação teve como tema "Educação Popular: Protagonismo dos sujeitos na promoção da democracia e da participação cidadã". A palestra foi ministrada pelo professor Moacir Gadotti, do Instituto Paulo Freire de São Paulo.

De acordo com o professor Gadotti, o direito à educação no Brasil ainda não foi plenamente conquistado, já que existem muitos brasileiros que não possuem o ensino médio completo.

Ele também definiu a Educação Popular como uma relação entre a formação da consciência e a realização crítica da prática. Entre seus pressupostos, está a noção de que a educação nunca pode ser neutra, e, portanto, é política.

A Educação Popular é um método de educação que valoriza os saberes prévios do povo e suas realidades culturais na construção de novos saberes. Tem como um de seus principais representantes o pedagogo brasileiro Paulo Freire.

DSC 1208 redim

Foto: Moacir Gadotti, do Instituto Paulo Freire (SP), fala durante a I Conferência

V Seminário Internacional de Educação Profissional do IFFar - o evento é realizado junto do XVIII Congresso Internacional de Educação Popular, o XXVII Seminário Internacional de Educação Popular, o V Seminário Internacional Sindical do 2º Núcleo do CPERS/Sindicato (Santa Maria). Durante os eventos, entre os dias 5 e 8 de junho, ocorrem palestras, apresentações artístico-culturais, exposições e debates. A programação completa pode ser vista neste link. Os eventos também foram destaque na página do jornal Diário de Santa Maria.