Página inicial > Comitês, Conselhos e Comissões > Comitê de Ética em Pesquisa
Pesquisa, Pós Graduação E Inovação

Comitê de Ética na Pesquisa - CEP

Publicado em Segunda, 05 de Julho de 2021, 15h05 | por Assessoria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Comitê de Ética na Pesquisa (CEP) é um órgão colegiado de caráter consultivo, educativo e deliberativo, instituído com o objetivo de zelar pela ética, pela integridade e pela dignidade de seres humanos envolvidos em projetos de pesquisa, observadas as políticas, diretrizes e normas para a pesquisa no Instituto Federal Farroupilha, as Resoluções nº 510/2016 e 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde (CNS/MS) e suas complementares, e as demais resoluções emanadas do Conselho Nacional de Saúde relativas à Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (CONEP/CNS/MS).

O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos na instituição. Este papel está bem estabelecido nas diversas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos- CIOMS) e Brasileiras (Res. CNS no. 196/96 e complementares), diretrizes essas que ressaltam a necessidade de revisão ética e científica das pesquisas envolvendo seres humanos, visando a salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar do participante da pesquisa.

O encaminhamento dos projetos para avaliação ocorre por meio da Plataforma Brasil. Mais informações podem ser obtidas no site da Comissão Nacional de Ética na Pesquisa - CONEP ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Calendário de Reuniões em 2021

• Junho: 30/06/2021
  • Julho: 29/07/2021
  • Agosto: 27/08/2021
  • Setembro: 27/09/2021
  • Outubro: 26/10/2021
  • Novembro: 24/11/2021
  • Dezembro: 16/12/2021

Normas vigentes

As normativas vigentes do interesse do CEP no IFFar estão relacionadas abaixo:

• Resolução Consup nº 011/2019 (Atividades do Comitê de Ética na Pesquisa)

Os textos das resoluções podem ser encontrados neste link, bastando informar o número e ano da resolução.

Anexos: