Página inicial > Defesa Pública de Dissertação de Mestrado - CINTIA BEATRIZ DIEHL GÜNTZEL DOS SANTOS - 11/07/2019
Notícias

Publicado em Quinta, 01 de Agosto de 2019, 08h21 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

Título do projeto: O Ensino Médio Integrado e as Propostas Pedagógicas dos Cursos Técnicos nos Institutos Federais da Região Sul: caminhos para a concretização do currículo integrado

Orientador: Dr.ª Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher

Banca: Dr.ª Marcele Homrich Ravasio ,  e Dr.ª Maria Cristina Pansera-de-Araújo

Resumo: Este trabalho, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari, teve como tema “O Ensino Médio Integrado: as propostas pedagógicas dos cursos técnicos nos Institutos Federais da região Sul”. Seu objetivo foi realizar, através de pesquisa documental, um estudo dos Projetos Pedagógicos de Curso e de suas propostas para o currículo integrado em seis Institutos Federais, buscando responder ao seguinte problema: Os projetos pedagógicos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio dos Institutos Federais da Região Sul possibilitam a concretização do currículo integrado? A investigação, de caráter qualitativo, fez uso de pesquisa documental, valendo-se dela como instrumento de coleta de dados. Para análise e interpretação das informações coletadas, foi utilizada a metodologia de Análise Textual Discursiva. A partir das percepções que emergiram durante o estudo de projetos pedagógicos do Curso Técnico em Agropecuária,  ficou evidente a excessiva ênfase dada à formação profissional, com vistas a atender aos interesses do mercado, e uma confusão de concepções incompatível com a formação integral, deixando claro que, ou não há um real interesse em efetivar o Currículo Integrado, ou não há uma compreensão consistente sobre o que ele significa por parte daqueles que estão trabalhando na elaboração de tais documentos. Com base nesta última suposição, foi organizado como Produto Educacional resultante desta pesquisa um “Guia para elaboração de Projetos Pedagógicos para o Ensino Médio Integrado”, instrumento a ser utilizado como subsídio para auxiliar docentes e assessores do ensino na apropriação dos conceitos e concepções que fundamentam essa modalidade.

Palavras-chave: Ensino Médio Integrado. Projetos Pedagógicos. Currículo Integrado. Institutos Federais.

Data da defesa: 11 de julho de 2019

Horário: 13h30min

Local: Auditório, IFFar - Campus Panambi

Produto Educacional:

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Assunto(s):