Página inicial > Defesa Pública de Dissertação de Mestrado - MARILUCE BARCELLOS BRUM - 21/10/19

Defesa Pública de Dissertação de Mestrado - MARILUCE BARCELLOS BRUM - 21/10/19

Publicado em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 13h58 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

Título do projeto: POLÍTICAS PÚBLICAS NO ÂMBITO DO IFFAR: O ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS

Orientador: Dr.ª Letícia Ramalho Brittes

Banca: Dr.Ricardo Antônio Rodrigues, e Dr.Gabriel dos Santos Kehler

Resumo: Esta pesquisa buscou investigar inicialmente as condições de acesso dos egressos dos cursos técnicos integrados do IFFAR ao mundo do trabalho, em consonância com área da formação que obtiveram na instituição. No decorrer da pesquisa, ampliou-se o campo de investigação para indagar sobre o acesso dos egressos ao nível superior, objetivando verificar a ocorrência da verticalização do ensino. Para alcançar esses objetivos analisou-se no primeiro capítulo a política pública de criação dos Institutos Federais (Lei 11.892/08) como orientada para a inserção dos jovens no mundo do trabalho e de formação integral para a cidadania. No segundo capítulo investigou-se a eficácia da atuação dos Institutos Federais na oferta da educação profissional e tecnológica de qualidade em termos de uma educação integral e cidadã. O terceiro capítulo aborda a metodologia utilizada na pesquisa, que, apesar de iniciar com dados quantitativos, é de cunho qualitativo, com uso da técnica de geração de dados de entrevistas semiestruturadas, sendo que, para análise dos dados, foram mobilizados alguns dispositivos da análise crítica do discurso (ACD). O quarto capítulo focaliza na análise crítica dos dados obtidos na pesquisa, com a retomada do referencial teórico utilizado no desenvolvimento do trabalho, para fins de posicionamento dos discursos dos sujeitos. Os capítulos seguintes se destinaram a construção do produto da pesquisa, que se consubstanciou na criação de um blog contendo os dados da pesquisa e destinado a auxiliar a Gestão do Instituto Federal Farroupilha a (re)construção do futuro da Instituição, através das opiniões dos egressos, dos alunos, da comunidade e dos servidores. Como resultado principal desta pesquisa sobressaiu-se o grande número de egressos que prosseguiram seus estudos no nível superior, chegando-se ao percentual de 76,2%, com o que se conclui que a educação ofertada propicia a verticalização do ensino. Outro dado relevante ressalta que há um percentual baixo de acesso ao mundo do trabalho, uma vez que dos 21 egressos entrevistados apenas 9 trabalham na área de formação do curso (42,9%). Os dados da pesquisa associados aos dados resultantes da aplicação do produto educacional indicam que há cumprimento dos objetivos institucionais com as seguintes reflexões: é necessário repensar-se o ensino das disciplinas técnicas integrando teoria e prática e fortalecendo o ensino técnico; o o Instituto Federal Farroupilha pode estar centralizando os seus esforços na oferta de um ensino propedêutico de excelente qualidade e esquecendo-se da sua vocação de formação técnica; a comunicação entre a Instituição e seus alunos e a comunidade deve ser fortalecida.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Ensino técnico integrado ao ensino médio. Egressos.

Data da defesa: 21 de outubro de 2019

Local: Auditório da Reitoria do IFFar