Página inicial > Defesa Pública de Dissertação de Mestrado - Fernanda Lavarda Ramos de Souza - 15/06/2020
Notícias

Publicado em Terça, 02 de Junho de 2020, 08h28 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

Título da Dissertação: ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE DISCENTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS JAGUARI
Produto Educacional: Guia de Práticas de Educação em Saúde

Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Raquel Folmer Corrêa e Dra. Camila Silveira Sfreddo

Resumo: O presente trabalho trata-se de uma dissertação desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari. O estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo avaliar o impacto das ações de educação em saúde da Assistência Estudantil na formação omnilateral e na permanência e êxito dos discentes no IFFAR - Campus Jaguari. Participaram da pesquisa os discentes do primeiro e terceiro anos do Curso Técnico Integrado em Sistemas de Energia Renovável, os docentes do curso e os profissionais da Assistência Estudantil. A coleta de dados foi realizada através de questionários confeccionados na ferramenta Formulários do site Google. Como técnica de análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, resultando em cinco categorias denominadas “Envolvimento da comunidade escolar”, “Saúde como fundamento na qualidade de vida”, “A influência na permanência e êxito escolar”, “Questões de saúde e currículo integrado” e “Perspectivas da prática educativa em saúde”. Com os resultados obtidos, parece relevante articular formas de integrar o trabalho em saúde desenvolvido nos IFs, visando qualificar a atenção em saúde. Do mesmo modo, avaliar as ações e serviços é um passo importante no trabalho educativo. Consideramos que a pesquisa obteve resultados satisfatórios, ao possibilitar a compreensão das percepções da comunidade acadêmica. Ao qualificar o trabalho de educação em saúde, esperamos que os estudantes conquistem a emancipação e tomada de consciência sobre a influência dos hábitos de saúde na formação integral. Assim, propusemos um produto educacional para auxiliar o desenvolvimento de ações de educação em saúde.

Palavras-chave: Educação em saúde; Educação Profissional e Tecnológica; Ensino Integrado; Formação Integral; Saúde escolar.

Data da defesa: 15 de junho de 2020

Horário: 14h

Local: Videoconferência: https://stream.meet.google.com/stream/17a78c63-8197-4269-a91e-169ffd220eca

Convite Fernanda T2