Página inicial > Discente e Docente do ProfEPT publicam artigo em revista

Discente e Docente do ProfEPT publicam artigo em revista

Publicado em Quarta, 31 de Março de 2021, 16h05 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

A discente Ana Paula Alves e o docente Vantoir Roberto Brancher, com a temática: Representações docentes no contexto da Educação Profissional e Tecnológica:as narrativas de professoras não licenciadas de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na revista Pesquisa e Debate em Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Resumo:
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) mobiliza um expressivo número de professores, caracterizados pelo saber técnico e científico, são eles: bacharéis e tecnólogos. Este estudo buscou compreender as representações docentes de professoras não licenciadas através de suas narrativas de formação. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com a aplicação de entrevistas semiestruturadas, com sete professoras bacharéis e tecnólogas. Constatamos que as representações docentes permeiam a busca pelo conhecimento pedagógico, a experiência e a docência como espaço de conquista das mulheres.

Palavras-chave:Representações docentes. Professoras não licenciadas. Narrativas.

Para acessar o artigo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31685/22146

Assunto(s):