Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Fórum > Consulta Pública PDI 2019-2026 > 10- Sustentabilidade Ambiental > Texto para a Consulta Pública: Sustentabilidade Ambiental
  • Consulta Pública PDI 2019-2026
Início do conteúdo da página
× Orientações para participar da Consulta Pública do PDI 2019-2026 do IFFar

- Após a leitura, para propor alterações, basta clicar no ícone “Responder tópico” no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, você deve preencher o formulário com os seguintes dados: nome, e-mail e assunto.
- No espaço destinado para “Mensagem”, você deve deixar seu comentário referente ao capítulo. O comentário deve ser escrito de forma clara e objetiva, indicando especificamente o trecho do capítulo a que sua alteração se refere. Essa alteração pode se dar na forma de supressão, acréscimo ou correção.
- Após adicionar a sua sugestão, clique em “Enviar”. Se desejar inserir mais um comentário, é só repetir o processo.

O IFFar agradece sua contribuição. Sua participação é fundamental para a construção coletiva e democrática dos rumos institucionais para os próximos 8 anos!

Texto para a Consulta Pública: Sustentabilidade Ambiental

  • Moderador PDI
  • Autor do Tópico
Mais
5 anos 1 mês atrás - 5 anos 1 mês atrás #72 por Moderador PDI
10 SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

O IFFar acredita na necessidade de preservação do meio ambiente, dos recursos naturais e estéticos, da flora e da fauna, na certeza de que o desenvolvimento deve responder às necessidades das presentes gerações, sem com isso comprometer a capacidade das futuras gerações. Nesse sentido, concebe o Desenvolvimento Sustentável e seus valores como a Responsabilidade Social e Ambiental e, por isso, compromete-se, em seu Plano de Desenvolvimento Institucional, tanto com a Sustentabilidade Ambiental quanto com o Desenvolvimento Sustentável.

10.1 Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável

Em seu sentido lógico, entende-se a sustentabilidade como a capacidade de se sustentar, de se manter. Uma atividade sustentável é aquela que pode ser mantida, sustentada, ad eternum. Seguindo esse raciocínio, a exploração de um recurso natural, se exercida de forma sustentável, não se esgotará num futuro próximo ou presumível. Assim, uma sociedade sustentável é aquela que coloca em risco os elementos do meio ambiente apenas o tanto quanto necessário e de maneira reversível e controlável. Portanto, Desenvolvimento Sustentável é aquele que, ao passo que melhora a qualidade da vida do homem na Terra em um amplo espectro de ações, respeita a capacidade de produção dos ecossistemas, inclusive não naturais ou humanos, e a capacidade de resiliência dos mesmos. Esse conceito envolve duas definições do termo desenvolvimento: uma que visa à melhoria da qualidade de vida de dado conjunto de pessoas, outra que distingue o desenvolvimento sustentável daquele que pode prejudicar as gerações futuras.

O desenvolvimento sustentável procura a melhoria da qualidade de vida sem que, para isso, precise aumentar uso de recursos naturais além da capacidade da Terra ou abaixo da nossa capacidade máxima de reversão das consequências negativas do processo de produção de bens e riquezas. Segundo a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Joanesburgo, 2002), o desenvolvimento sustentável requer distintas ações em cada região do mundo para construir um modo de vida verdadeiramente sustentável, sumarizados na integração de ações em três áreas-chave:

  • Crescimento e Equidade Econômica – os sistemas econômicos mundiais, que hoje se encontram interligados, necessitam de uma abordagem integrada para promover um crescimento responsável de longa duração, ao mesmo tempo em que assegurem que nenhuma nação ou comunidade seja relegada ou deixada para trás.
  • Conservação de Recursos Naturais e do Meio Ambiente – são necessárias soluções economicamente viáveis para reduzir o consumo de recursos, deter a poluição e conservar os habitats naturais, com a finalidade de conservar nossa herança ambiental e recursos naturais para as gerações futuras.
  • Desenvolvimento Social – faz-se necessário que todos os membros da sociedade sejam capacitados a participar na determinação de seus futuros, assegurando-se a manutenção da rica matriz de diversidade cultural e social e os direitos trabalhistas, ao mesmo tempo em que seja garantida a necessidade das pessoas de emprego, alimentação, educação, energia, serviço de saúde, água e saneamento.
Considerando esse embasamento, o Desenvolvimento Sustentável não se restringe ao gerenciamento dos recursos naturais e a proteção de ecossistemas regionais e do meio ambiente global, mas abarca um amplo espectro de ações, que envolve a melhoria das condições da vida da população, resolvendo o problema da pobreza e desigualdade, mantendo-se a preservação de sistemas ecológicos dos quais toda a vida humana depende.


10.2 Sustentabilidade Ambiental

Entende-se por sustentabilidade ambiental a capacidade que o meio ambiente tem de prover condições de vida favoráveis às pessoas e aos demais seres vivos, tanto no presente, como nas gerações futuras sem que ocorram perdas populacionais agudas. Para garantir o desenvolvimento sustentável, não basta apenas preservar o meio ambiente, é necessário haver crescimento econômico consciente e a promoção humana, através da sustentabilidade econômica e social que, juntamente com a sustentabilidade ambiental, compõe o ideal sistêmico que se denomina sustentabilidade.

A degradação do meio ambiente implica perdas para os entes da natureza, para as atividades econômicas e para a manutenção ou melhoria do bem-estar humano, acarretando modificações no processo produtivo, na saúde humana, na população mundial, no [em]habitat[/em] natural, na vegetação, no clima, na qualidade do ar, na vida animal, nos monumentos históricos e nas demais belezas da biodiversidade. A preocupação com a manutenção,a conservação e a preservação do meio ambiente não se dá somente por ser esta a mais importante âncora para o desenvolvimento sustentável, por manter o fluxo de energia e matéria para os entes econômicos e antrópicos, mas também por ser o sustentáculo para a vida na natureza.

Segundo a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e a Agenda 21, para que haja sustentabilidade ambiental, faz-se necessário que não existam riscos para a qualidade do ar, dos solos, das águas e dos seres vivos, elementos naturais que sustentam a integridade global do ecossistema, sendo necessário encontrar novas tecnologias para reduzir a pressão sobre o meio ambiente, que minimizem o esgotamento e propiciem substitutos para esses recursos, bem como encontrar formas para que este mesmo meio suporte as agressões perpetradas pelo elemento humano.


10.3 Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável no Planejamento Estratégico

Em consonância com o que estabelece a Constituição Federal, a legislação pátria e as finalidades e objetivos que a lei impõe, bem como a Missão, Visão, Valores propostas neste PDI, o Instituto Federal Farroupilha estabelece como um de seus objetivos estratégicos a Implementação da Política Ambiental, que será alcançada por meio de metas e ações a serem implantadas tanto em nível institucional quanto segregadas entre os campi.

Das metas e ações propostas, construiu-se uma análise SWOT para estabelecer as facilidades e dificuldades na realização do que foi proposto, que ficam demonstradas na tabela XXXX.

É importante ressaltar que algumas ameaças e fraquezas momentâneas podem ser trabalhadas para se transformar em oportunidades como, por exemplo, o financiamento externo de projetos. Atualmente, não existem parcerias neste nível, mas, se forem de alguma forma facilitados os trâmites burocráticos, podem-se transformar numa oportunidade de fomentar uma quantidade maior de grupos de pesquisa e extensão.

Tabela - Matriz Swot
Anexos:
Ultima edição: 5 anos 1 mês atrás por Moderador PDI.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Moderador PDIDTI
Tempo para a criação da página:0.119 segundos
Fim do conteúdo da página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Alameda Santiago do Chile, 195 - Nossa Sra. das Dores - CEP 97050-685 - Santa Maria - Rio Grande do Sul. Telefone: (55) 3218-9800