Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Fórum > Consulta Pública PDI 2019-2026 > 3- Planejamento Estratégico > Texto para a Consulta Pública: Planejamento Estratégico
  • Consulta Pública PDI 2019-2026
Início do conteúdo da página
× Orientações para participar da Consulta Pública do PDI 2019-2026 do IFFar

- Após a leitura, para propor alterações, basta clicar no ícone “Responder tópico” no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, você deve preencher o formulário com os seguintes dados: nome, e-mail e assunto.
- No espaço destinado para “Mensagem”, você deve deixar seu comentário referente ao capítulo. O comentário deve ser escrito de forma clara e objetiva, indicando especificamente o trecho do capítulo a que sua alteração se refere. Essa alteração pode se dar na forma de supressão, acréscimo ou correção.
- Após adicionar a sua sugestão, clique em “Enviar”. Se desejar inserir mais um comentário, é só repetir o processo.

O IFFar agradece sua contribuição. Sua participação é fundamental para a construção coletiva e democrática dos rumos institucionais para os próximos 8 anos!

Texto para a Consulta Pública: Planejamento Estratégico

  • Moderador PDI
  • Autor do Tópico
Mais
5 anos 2 meses atrás - 5 anos 2 meses atrás #54 por Moderador PDI
3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

3.1 Histórico do PDI do IFFar

O Primeiro PDI no IFFar (2009 — 2013) – Em 2009, em atenção à legislação, o IFFar elaborou o seu primeiro PDI. Na época, eram quatro campi em funcionamento: Alegrete, Júlio de Castilhos, Santo Augusto e São Vicente do Sul. Os campi Santa Rosa, Panambi e São Borja estavam em construção. Ao mesmo tempo em que a nossa instituição nascia como nova autarquia, a partir da união do CEFET São Vicente do Sul e da Escola Agrotécnica de Alegrete, foi elaborado o PDI 2009 – 2013. Para a execução foi elaborado um Plano de Trabalho e o IFFar teve a assessoria da UFRGS. Nas etapas de discussão e elaboração, foram constituídas comissões e houve participação de toda a comunidade dos quatro campi.

O PDI 2014 – 2018 – Em 2013 foi iniciada a elaboração do PDI que está em vigência no IFFar. A metodologia de elaboração utilizada foi desenvolvida pelo Fórum de Desenvolvimento Institucional da Rede Federal de EPCT, que previa a constituição de comissão central e comissões específicas que seguiam o disposto no Decreto Nº 5.773/06, bem como a inclusão de duas comissões específicas (Planejamento Estratégico de TI e Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional) e uma comissão de logística. O início da ação aconteceu com a realização do Seminário de Integração do PDI. As comissões específicas foram criadas a partir de edital, e os servidores inscreveram-se para atuar. O histórico das ações registrou 50 reuniões presenciais desenvolvidas nas unidades para discussão dos temas/elaboração das minutas. O documento foi colocado para consulta pública, no IFFar, por meio de um blog. A conclusão do processo de elaboração ocorreu no dia 4 de setembro de 2014, com a realização do II Seminário do PDI, onde foram apresentadas as proposições de todos os capítulos. A Resolução CONSUP Nº 28, de 11 de setembro de 2014, aprovou o PDI 2014 – 2018.

O PDI 2019 – 2026 – O PDI 2019 – 2026 é o terceiro documento dessa natureza elaborado pelo IFFar e incorpora o amadurecimento da instituição, resultado natural do aprendizado acumulado nos dez anos transcorridos desde a criação do Instituto. No seu processo de elaboração, o PDI 2019 – 2026 contou com ampla participação das comunidades interna e externa. Durante esse processo, coletivo e democrático, desenvolveram-se ações e eventos de consulta pública em todas as unidades do IFFar, que oportunizaram aos alunos, gestores, professores, técnico-administrativos e membros da sociedade civil planejar o futuro da instituição.

3.2 Estrutura, Metodologia e Elaboração do PDI 2019 – 2026

A busca da excelência na educação implica ações planejadas para evitar dispersão de esforços e recursos. A elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional é um processo formal de definição de objetivos de longo prazo e estratégicos para a organização.

O PDI contempla objetivos, metas e ações, observando a coerência e a articulação entre as diversas ações, a manutenção dos padrões de qualidade e, quando pertinente, o orçamento. Apresenta, ainda, dados e informações relevantes para a análise de mérito da proposta, que permitam também, tanto à IES como ao MEC, identificar e monitorar o cumprimento das metas institucionais estabelecidas.


Dessa forma, uma das expectativas intrínsecas ao processo de elaboração do PDI é possibilitar a avaliação da instituição com a finalidade precípua de definir ou ratificar sua missão (razão de ser), visão (onde quer chegar), valores, objetivos estratégicos e, finalmente, dar subsídios para formulação de indicadores de desempenho institucionais. É importante observar também que por tratar-se de um planejamento de longo prazo, tem como uma das suas características a flexibilidade, ou seja, ele deve prever as ações institucionais sem deixar fixado o “caminho” a ser percorrido. Precisa ainda ser periodicamente avaliado e revisado com fim de adequar os objetivos e metas traçados ao atual momento da instituição.

O IFFar atua para garantir a oferta de ensino público, gratuito e de qualidade, nos níveis médio e superior, desenvolvendo ações de ensino, extensão, pesquisa e inovação tecnológica. Nesse contexto, apresenta-se, no item 3.3, um quadro com as dimensões, os objetivos estratégicos, as metas e as ações estabelecidas para o período entre 2019 a 2026.


3.2.1 Metodologia

A metodologia proposta para construção do novo PDI foi elaborada a partir uma análise da metodologia anterior (PDI 2014 – 2018), uma revisão literária sobre planejamento estratégico e a realização de um benchmarking, ou seja, uma busca das melhores práticas em elaboração de PDI. Foi mantida a estratégia de trabalho com comissões, porém feitas algumas mudanças na composição e atuação das mesmas.

A Comissão de Planejamento Estratégico teve a incumbência de discutir com a comunidade acadêmica e sociedade externa a atualização da Missão, da Visão e dos Valores. Também trabalhou na definição de prioridades institucionais. Essa metodologia inverte a lógica do PDI anterior, já que nele o planejamento estratégico foi tema de uma comissão específica que recebeu os capítulos das demais comissões e, a partir deles, compôs o capítulo dos objetivos estratégicos. Neste processo de elaboração proposto, a definição de prioridades institucionais definiu a elaboração da estrutura do PDI e conduziu todas as demais discussões.


3.2.2 Princípios Norteadores

A elaboração e a metodologia do PDI foram regidas pelos seguintes princípios:

- Transparência em todas as etapas, ações e propostas de documentos elaborados;
- Envolvimento dos três segmentos (docentes, discentes e técnicos-administrativos em educação);
- Utilização de ferramentas informatizadas para coleta de sugestões, realização de eventos, divulgação de cronogramas de atividades, resultados de eventos e documentos elaborados;
- Elaboração do PDI com base em diagnóstico interno e externo (SWOT);
- Comprometimento da equipe gestora institucional em todas as etapas, ações e atividades de elaboração;
- Construção do PDI na perspectiva de processo de consolidação de identidade.


3.2.3 Fluxo de Processos do Planejamento Estratégico

Cada vez mais se tem procurado estabelecer a cultura de gestão orientada para a qualificação das atividades e envolvimento institucional. O fluxo de elaboração do PDI possui, em sua base central, a realização dos seguintes processos:

Figura 01 – Fluxo de Elaboração do PDI 2019 – 2026

3.2.4 Composição e Competências das Comissões

A tabela abaixo demonstra a composição e as competências das comissões criadas para o desenvolvimento dos trabalhos relativos ao PDI 2019 – 2026:

Tabela - Composição e Competências das Comissões

As figuras abaixo descrevem, esquematicamente, os participantes das comissões e os fluxos de informações propostos para elaboração do PDI:

Figura 02: Integrantes das Comissões

Figura 03: Fluxos de Informações entre as Comissões


3.3 Dimensões, Metas e Objetivos estratégicos

Tabela Dimensões, Metas e Objetivos estratégicos

3.4 Mapa Estratégico

Figura 04 – Mapa Estratégico do PDI 2019 – 2026
Anexos:
Ultima edição: 5 anos 2 meses atrás por Moderador PDI.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • RENATA ROTTA
5 anos 2 meses atrás #95 por RENATA ROTTA
Por favor, faça o login para ver as respostas

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Lara Lopes Mendes
5 anos 2 meses atrás #99 por Lara Lopes Mendes
Replied by Lara Lopes Mendes on topic Texto para a Consulta Pública: Planejamento Estratégico
Por favor, faça o login para ver as respostas

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Melissa Walter
5 anos 2 meses atrás #101 por Melissa Walter
Por favor, faça o login para ver as respostas

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • CAIN e CPA
5 anos 2 meses atrás #103 por CAIN e CPA
Por favor, faça o login para ver as respostas

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • CAIN e CPA
5 anos 2 meses atrás #104 por CAIN e CPA
Por favor, faça o login para ver as respostas

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Mirian Kovhautt
5 anos 1 mês atrás #119 por Mirian Kovhautt
Replied by Mirian Kovhautt on topic Texto para a Consulta Pública: Planejamento Estratégico
Por favor, faça o login para ver as respostas

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Analice Marchezan
5 anos 1 mês atrás #120 por Analice Marchezan
Replied by Analice Marchezan on topic Texto para a Consulta Pública: Planejamento Estratégico
Por favor, faça o login para ver as respostas

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Lidiane Kasper
5 anos 1 mês atrás #129 por Lidiane Kasper
Por favor, faça o login para ver as respostas

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Graciele H. Welter
5 anos 1 mês atrás #134 por Graciele H. Welter
Replied by Graciele H. Welter on topic Texto para a Consulta Pública: Planejamento Estratégico
Por favor, faça o login para ver as respostas

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Franciele Forigo
5 anos 1 mês atrás #135 por Franciele Forigo
Replied by Franciele Forigo on topic Texto para a Consulta Pública: Planejamento Estratégico
Por favor, faça o login para ver as respostas

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Cornelia Kudiess
5 anos 1 mês atrás #136 por Cornelia Kudiess
Replied by Cornelia Kudiess on topic Texto para a Consulta Pública: Planejamento Estratégico
Por favor, faça o login para ver as respostas

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Rodrigo Uszacki
5 anos 1 mês atrás #141 por Rodrigo Uszacki
Replied by Rodrigo Uszacki on topic Texto para a Consulta Pública: Planejamento Estratégico
Por favor, faça o login para ver as respostas

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Analice Marchezan
5 anos 1 mês atrás #145 por Analice Marchezan
Replied by Analice Marchezan on topic Texto para a Consulta Pública: Planejamento Estratégico
Por favor, faça o login para ver as respostas

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Moderador PDIDTI
Tempo para a criação da página:0.295 segundos
Fim do conteúdo da página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Alameda Santiago do Chile, 195 - Nossa Sra. das Dores - CEP 97050-685 - Santa Maria - Rio Grande do Sul. Telefone: (55) 3218-9800