9 INFRAESTRUTURA
Após uma etapa de intensa expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o IFFar encontra-se em fase de consolidação da educação pública, gratuita e de qualidade. Atualmente, a instituição é constituída de 12 (doze) unidades, das quais uma é administrativa (Reitoria) e onze de ensino (dez campi e um campus avançado). Além dessas unidades, a instituição possui 6 (seis) centros de referência e 35 (trinta e cinco) polos de educação a distância.
Dessas unidades, os campi Jaguari, Santo Ângelo e Campus Avançado Uruguaiana ainda estão em processo de implantação e, portanto, precisam ter seus projetos contemplados e executados prioritariamente, a fim de assegurar as mesmas condições de infraestrutura dos campi já consolidados e, dessa forma, garantir a qualidade de ensino, convivência e bem-estar para a comunidade acadêmica. O Campus Frederico Westphalen, que migrou da UFSM para o IFFar, a partir da Portaria MEC nº 1075, de 30 de dezembro de 2014, não está em fase de implantação, mas também é um campus em fase de consolidação no IFFar.
Os Centros de Referência de Candelária, São Gabriel e Santiago precisam consolidar-se na oferta de ensino a distância por meio da UAB, EAD, PRONATEC e possíveis novos programas de governo para a educação técnica, tecnológica, licenciaturas e pós-graduação, considerando as necessidades das comunidades em que atuam. Ademais, no ano de 2018, foram protocolados no MEC projetos de criação de Campus Avançado para os referidos CRs e de transformação do Campus Avançado Uruguaiana em Campus. A aprovação desses projetos é imprescindível para possibilitar a oferta de cursos que atendam aos anseios da comunidade.
No momento, a infraestrutura do IFFar inclui salas de aula, bibliotecas, laboratórios, refeitórios, moradias estudantis, ginásios, setores administrativos e áreas de convivência. Contudo, esses ambientes organizacionais ainda não estão totalmente equalizados para todas as unidades de ensino. Nesse sentido, é importante citar que: existem 7 (sete) campi cujas bibliotecas funcionam em locais provisórios; há 5 (cinco) unidades de ensino que precisam de prédios de laboratórios específicos; e praticamente todas as unidades necessitam de melhorias e/ou ampliações nos laboratórios existentes, haja vista que a instituição tem por finalidade o ensino técnico e tecnológico de qualidade. Além disso, 8 (unidades) possuem ginásio de esportes, 9 (nove) unidades possuem refeitório adequado e 10 (dez) unidades possuem prédios administrativos; 55% das unidades não possuem moradia estudantil, 45% delas ainda necessitam de locais para convivência e 5 (cinco) unidades necessitam de aumento de área de salas de aula.
A instituição prioriza a inclusão entre alunos, professores, funcionários e a comunidade em geral, melhorando constantemente a infraestrutura de acessibilidade.
Para isso, são exigidos projetos de acessibilidade para todas as obras novas e reformas, inclusive integrando as áreas externas com os ambientes internos dos prédios.
Assim, destaca-se a necessidade de conclusão dos projetos supramencionados, para que as unidades institucionais possam atuar com a mesma disponibilidade de recursos materiais e eficiência em todas as regiões de atuação do IFFar. A Comissão de Infraestrutura buscou levantar as necessidades de infraestrutura física necessária para o bom funcionamento junto às suas comunidades e alunos, elencando as prioridades.
Busca-se, também, a criação de um Centro de Referência na modalidade EaD no município de Santa Maria, considerando-a horizontalizada, com bairros distantes do centro, que apresentam potencial para a implantação de um futuro campus. O projeto para criação do Campus Santa Maria também está protocolado no Ministério da Educação.
9.1 Bibliotecas
As bibliotecas do IFFar foram planejadas com o viés da acessibilidade, ofertando espaços e materiais que podem ser utilizados por todos os usuários.
No intuito de sempre qualificar os seus serviços e atender à legislação vigente, no período de vigência deste PDI, o IFFar tem como meta a adesão a um catálogo de biblioteca digital.
Ao passo que ofertamos serviços de qualidade aos usuários, estamos atendendo, ainda, às demandas legais estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, confome se verifica nas últimas avaliações in loco dos cursos superiores.
Redes Sociais