Página inicial > Alegrete > Cabanha Santa Clara doa aspiração da grande campeã da raça Holandesa da Expointer 2016 para o IF Farroupilha
Notícias Alegrete

Publicado em Quarta, 16 de Novembro de 2016, 08h31 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

“Mallory” terá sua genética multiplicada na LEPEP Bovinos de Leite do Campus Alegrete

Vencedora de várias exposições no Rio Grande do Sul, como Expointer (Esteio), Expoleite (Esteio), Fenasoja (Santa Rosa), Finlact (Ijuí) entre outras, a Cabanha Santa Clara localizada no município de Humaitá (RS) doou uma aspiração da fêmea “Nogueiras do Paraíso Mallory Windbrook”, escolhida pelo jurado americano Michael Heath como a grande campeã da raça Holandesa na Expointer 2016, realizada de 27 de agosto a 04 de setembro em Esteio. Uma aspiração refere-se ao direito de um profissional especializado, realizar a coleta de oócitos (óvulos) do animal para a produção de embriões por meio de fertilização in vitro em laboratório parceiro. Por meio desta tecnologia, o Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete terá a oportunidade de obter embriões da grande campeã e assim, produzir filhas da matriz nas instalações do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção de Bovinos de Leite do campus. O rebanho Holandês do IFFar-CA possui mais de 60 anos de história e de seleção. A partir desta parceria com a Cabanha Santa Clara, a instituição poderá obter animais diferenciados, descendentes de um animal consagrado por sua conformação na pista da maior exposição agropecuária da América Latina. Na Expointer 2016, “Mallory” participou juntamente com outros 160 exemplares da raça e foi amplamente elogiada pelo experiente jurado internacional, inclusive por ter sido a concorrente mais jovem no grande campeonato.

O acordo de cooperação entre o criatório e o IFFar-CA foi firmado durante a Expointer 2016, através de um encontro entre os representantes do Grupo de Pesquisa e Extensão em Bovinocultura do campus (GPEB) e os criadores Clara e Marcos Padilha da Cabanha Santa Clara. Nathã Carvalho, egresso de Zootecnia e membro do GPEB, ressalta que o fato de “Mallory” ter sido grande campeã em Esteio, possibilitará a obtenção de animais com conformação superior e mais condizente com o tipo buscado atualmente na raça. “Várias características de tipo (conformação) possuem relação direta e indireta com algumas características voltadas à produção de leite, o que aliada à utilização de touros melhoradores por inseminação artificial, contribuirá para o melhoramento genético do rebanho Holandês da instituição” explica. Para o coordenador de produção e orientador do GEPB, o Prof. Emmanuel Camargo, a Cabanha Santa Clara torna-se mais uma marca a integrar o portfólio de parceiros de produção do IFFar-CA. “Através deste formato de parcerias firmadas entre o nosso campus com instituições, associações e a iniciativa privada, temos conseguido impulsionar vários projetos e concretizar muitos objetivos. Sem este formato de trabalho e o espírito colaborativo desses parceiros, como é o caso dos titulares da Cabanha Santa Clara, certamente não teríamos acesso a produtos e serviços tão importantes para as nossas iniciativas de ensino, pesquisa, extensão e fomento da bovinocultura leiteira”. Ainda de acordo com Camargo, o envolvimento dos alunos nestes projetos, as perspectivas cada vez mais favoráveis para a pecuária leiteira na região de Alegrete e a missão de desenvolver, testar e avaliar tecnologias para a melhoria do ambiente produtivo local motivam a busca por novas alianças.

Além da Cabanha Santa Clara, no seguimento de bovinos, o portfólio de parceiros de produção do Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete conta com a participação da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), do Núcleo Gaúcho de Gir Leiteiro (NGCGL), da Associação Brasileira de Criadores de Girolando, da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (AGCZ), da Fazenda das Nogueiras, da Embryo Sul, da Supra Nutrição Animal, da Cabanha Esperança e da Associação Brasileira de Hereford e Braford.

LEPEP bovinos de leite e GPEB

Diferentes experimentos têm sido realizados com foco em características quantitativas e qualitativas do leite em resposta a diferentes manejos nutricionais, bem como o desempenho dos animais em sistemas alternativos de produção. Os resultados das diversas práticas experimentais são publicados e apresentados pelos próprios alunos em eventos relacionados à iniciação científica. Entre eles, destaca-se o Congresso Brasileiro de Zootecnia  (Zootec), Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ), Simpósio do Leite e Mostra Científica e Tecnológica do IFFar (MEPT).

Por Nathã Carvalho e Emmanuel Veiga de Camargo
                  Contato: bovinosdeleite.al@iffarroupilha.edu.br