Página inicial > Alegrete > Alunos do Curso Técnico em Agroindústria do Polo Augusto Ruschi recebem palestra
Notícias Alegrete

Publicado em Quarta, 08 de Novembro de 2017, 11h51 | por Gabinete Alegrete | Voltar à página anterior

Na noite do dia 27 de Outubro, os alunos do Curso Técnico em Agroindústria do Polo Augusto Ruschi, da cidade de Santa Maria, tiveram a palestra intitulada: “A fruticultura na Região Central do RS e a Gestão Agroindustrial para principiantes”, essa proferida pelo  Técnico em Fruticultura, formado pelo Colégio Politécnico da UFSM, Sr. Geraldo André Raddatz.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a área. O técnico explicou que para qualquer novo interessado na produção de fruticultura é preciso ter ideias das diferenças entre pomar doméstico e pomar comercial. Aos que irão se arriscar num pomar comercial, são necessários conhecimentos não apenas sobre a produção, mas também a respeito de mercado.

Outras informações e dados importantes foram apresentados pelo palestrante, segundo ele,  o Brasil é o 3º colocado no Ranking de maiores produtores de fruta no mundo, ficando atrás apenas da China e da índia. Porém, possui  uma posição bem baixa quando o tema é consumo de fruta, sendo esse um problema não apenas cultural, mas relacionado à falta de recursos financeiros. Com isso, o palestrante explicou que os valores das frutas nos mercados e feiras, muitas vezes, são muitos elevados, pois os produtores das mesmas, têm severas dificuldades de produção/venda.

Ainda, os futuros técnicos em agroindústria também aprenderam a respeito do agronegócio e suas possibilidades em Santa Maria, principalmente, na parte relacionada à fruticultura, além de serem convidados pelo palestrante para realizarem uma visita técnica em sua propriedade, O Sítio Jumane, no dia 08 de dezembro.

Após a palestra, todos disfrutaram de um momento de integração, com coffee break e puderam conversar mais, de modo informal,  sobre o assunto com o Sr. Geraldo.

Texto elaborado pela aluna Graziele Pissollatto da Costa. Adaptado, por Katiane Haselein Knoll.

Assunto(s):