Página inicial > Frederico Westphalen > Participantes do Hackathon FW 2018 concluem o desafio de 24 horas
Notícias Frederico Westphalen

Participantes do Hackathon FW 2018 concluem o desafio de 24 horas

Publicado em Quarta, 03 de Outubro de 2018, 09h19 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior
Nos dias 28 e 29 de Setembro, aconteceu a primeira edição do Hackathon FW no Campus de Frederico Westphalen.

O Hackathon FW é um evento de tecnologia promovido pelos cursos do eixo de Tecnologia da Informação em parceira com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Federal Farroupilha, Campus Frederico Westphalen. Esta iniciativa tem como objetivo proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento de inovações em software e que ao mesmo tempo estimule a capacidade criativa e de trabalho em equipe dos participantes.

Durante o evento, várias equipes participam de uma competição com duração de 24 horas cuja meta é construir um protótipo funcional de um software que se encaixe em uma das seguintes áreas temáticas: saúde, educação, segurança pública ou agronegócio. Ao final do evento cada equipe apresenta sua proposta em um pitch de 3 minutos para uma comissão julgadora externa, formada por representantes da comunidade e/ou empresários locais. As três propostas com melhor avaliação recebem uma premiação do evento.

Esta edição registrou participantes do IFFar-FW, IFSul-Bagé e UFSM-FW, totalizando 17 equipes na competição.  Foram apresentados 6 projetos na área de educação, 6 projetos na área da saúde, 4 projetos sobre agronegócio e 1 projeto na área de segurança pública.  Cada projeto foi avaliado conforme o nível de inovação, adequação ao tema e viabilidade técnica.

A comissão organizadora parabeniza os ganhadores do Hackathon FW 2018 abaixo:

1º lugar - Daniel Brenner Seitenfus, Elivelton Capra e Patrick Guerra (UFSM - FW). Projeto: e-collab, ambiente de aprendizagem colaborativa que conecta pessoas que possuem interesses de aprender e ensinar.

2º lugar - Kennya Lacerda Cardoso Ferreira, Caroline Luize Sibenaichler e Lucas Dalla Lana Castoldi (IFFar - FW), Projeto: SATIUS, sistema de agendamento de translado intermunicipal para unidades de saúde.

3º lugar - Sarah Gonçalves Saraçol, Vitória Mesquita Rodrigues e José Eduardo Centena De Camargo (IFSul - Bagé). Projeto: Planeta 0-lixo, jogo educativo infantil que ensina os conceitos básicos da reciclagem do lixo.

Os organizadores agradecem aos participantes, avaliadores convidados e apoiadores do evento que acreditaram no potencial da inovação para transformar a nossa sociedade com o uso da tecnologia. Nesta oportunidade, também convidam a todos para participar da próxima edição do Hackathon FW em 2019.