Página inicial > Frederico Westphalen > Projeto de Ensino Cuidar encerra atividades e já projeta ações para 2019
Notícias Frederico Westphalen

Projeto de Ensino Cuidar encerra atividades e já projeta ações para 2019

Publicado em Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 13h57 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

O ano de 2018 ficará registrado como um período de grandes desafios para os envolvidos no Projeto de Educação Ambiental Cuidar, do Instituto Federal Farroupilha, Campus Frederico Westphalen. O aumento da comunidade acadêmica intensificou as ações do grupo e a responsabilidade em promover uma cultura de zelo e conscientização a questões ligadas ao meio ambiente. Palestras e rodas de conversa, tanto com discentes de nível médio, como da graduação, tornaram-se mais frequentes, com o intuito de apresentar a visão e missão do projeto. Os alunos foram chamados a auxiliar na separação e destinação correta dos resíduos gerados, também foi dada sequência à sensibilização da comunidade acadêmica quanto ao uso racional de energia elétrica e água potável, além de orientação sobre o uso dos materiais de higiene pessoal colocados à disposição para o bem estar de todos, de forma a não desperdiçar recursos públicos.

Na Semana Mundial de Meio Ambiente aconteceu uma palestra ministrada pela professora Dra. Cândida Toni; na mesma semana, rodas de conversa em várias turmas, trocas de experiências e discussões em pequenos grupos aconteceram, reafirmando o que foi tratado na palestra.

Os membros do projeto também envolveram-se como agentes facilitadores da campanha Prato Cheio, do SESC, conclamando a comunidade acadêmica a doar alimentos não perecíveis, os quais foram encaminhados às entidades cadastradas no programa SESC. Aconteceram, ainda, duas oficinas de origami e artesanato com garrafas long neck com o grupo Maturidade Ativa, do SESC.

Foram confeccionados cerca de 200 blocos de anotações utilizando papéis reciclados, os quais foram distribuídos durante a Semana Acadêmica do curso de Administração.

No dia 23 de novembro, o grupo esteve no Lar dos Idosos do município, realizando oficina de garrafas long neck e doando mimos alusivos ao Natal e material de higiene pessoal. Na oportunidade, aconteceu sessão de maquiagem e apresentações musicais.

“Agradecemos a todos que se envolveram e colaboraram para a manutenção e permanência do projeto Cuidar no Campus do IFFar – Frederico Westpahlen. Aos nossos alunos que sempre nos motivaram e que são a razão de ser deste projeto. Aos colegas que atenderam nossos pedidos e doaram para as campanhas que realizarmos. Sem o grande envolvimento de alunos e servidores não seria possível tantas atividades neste ano”, enfatizou José Fernando de Souza Fernandes, coordenador do Projeto Cuidar.

Autor: José Fernando de Souza Fernandes