Página inicial > Frederico Westphalen > I Dia de Campo em Olericultura do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio
Notícias Frederico Westphalen

Publicado em Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 15h39 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

No dia 24 de novembro ocorreu o I Dia de Campo em Olericultura na área de convivência do prédio central do Campus Frederico Westphalen. Alunos das turmas do 2º ano (21, 22, 23) do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio apresentaram os resultados obtidos nas pesquisas feitas sobre as culturas: alface, rúcula, beterraba, repolho, couve-flor, couve chinesa, cenoura, salsa, chicória e brócolis durante as aulas de Agricultura I. Foram apresentados dados sobre as formas de condução das plantas, ambientes de produção, tipos de propagação, sistemas de irrigação e adubação.

Como exemplos de alguns resultados, podemos mencionar os resultados obtidos por quatro grupos. Os alunos Érica Kern, Graziela Binelo, Jéssica Carbonari, Lucas Tolloti e Maicon Lunardi, da turma 22 analisaram o desenvolvimento da rúcula em quatro ambientes: túnel alto, túnel baixo, túnel de sombra e testemunha. O resultado encontrado foi o melhor desenvolvimento da cultura em túnel alto, com média de 105,06 gramas, enquanto no túnel de sombra, túnel baixo e testemunha foram respectivamente 74,01 gramas, 105,3 gramas e 75,5 gramas.

O grupo dos alunos Cleiton Oliveira, Gustavo Brancalione, Maico Lisbôa, Otávio Zottis e Vinicius Conrad, da turma 22, analisarem o cultivo do repolho em diferentes ambientes com diferentes sistemas de irrigação. Concluíram que a produção de repolho foi melhor com os sistemas de gotejamento direto e indireto. Com o sistema de gotejamento direto o repolho atingiu 419,75 g e com o sistema de gotejamento indireto a mesma cultura atingiu 242,83 g.

As diferentes quantidades de palha na cultura da beterraba foram analisadas pelos alunos Alessandra Negrini, Andreina de Vargas, Emerson de Cezaro e Laura C. Verdi da turma 23. Conforme resultado, a beterraba cultivada com o uso de 10 kg de palha obteve o peso de 79 g e 27 cm de parte folhar.

O grupo de alunos Bianca Wolff, Camila Fontanive, Gabriel Alves, Jovana Ceretta e Vanessa Bellé, da turma 21, apresentaram resultados acerca do desenvolvimento da alface cultivada em diferentes coberturas. Segundo resultados, a cobertura mais adequada para o plantio é o mulching branco, superando o mulching preto, a palhada e a testemunha, ficando em segundo lugar apenas no quesito sabor, após a testemunha.

Segundo o professor orientador Douglas Renato Müller, a apresentação dos resultados aos professores avaliadores e a comunidade discente foi uma das etapas do projeto de ensino I Dia de Campo em Olericultura. O projeto teve como objetivos contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Disciplina Agricultura I, do Curso Técnico em Agropecuária Integrado, impulsionar o desenvolvimento de atividades de ensino articuladas com a pesquisa e oportunizar o desenvolvimento de atividades práticas que ampliem o universo de vivência dos estudantes conjuntamente com sua comunicação técnica.

Autor: Mariane Frigo Denardin