Página inicial > Frederico Westphalen > LEPEP cunicultura desenvolve atividades de capacitação de pessoas para produção de coelhos
Notícias Frederico Westphalen

Publicado em Quarta, 16 de Março de 2022, 09h18 | por Gabinete FW | Voltar à página anterior

O Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção em Cunicultura do Instituto Federal Farroupilha - Campus Frederico Westphalen desenvolveu, no ano de 2021, uma capacitação de pessoas através de minicurso sobre a produção de coelhos. A ação de extensão visava inicialmente atender aos agricultores familiares, filhos de produtores rurais, técnicos e profissionais da área e estudantes da região do Alto e Médio Uruguai. No entanto, devido à Pandemia COVID-19, o curso foi realizado de forma on-line e atendeu prioritariamente estudantes dos cursos Técnico em Agropecuária e superior de Medicina Veterinária do próprio campus. O curso foi ministrado pelo coordenador do LEPEP cunicultura e do projeto, o servidor Anderson Bortoluzzi Moro, em parceria com a professora Ana Carolina Kohlrausch Klinger da UFSM - Campus Frederico Westphalen.

Nos encontros virtuais foram realizadas abordagens teóricas sobre:

• Características anatômicas e fisiológicas dos coelhos e suas especificidades;
  • Principais raças de coelhos e suas aptidões;
  • Sistemas produtivos em cunicultura;
  • Tipos de instalações e equipamentos para cunicultura;
  • Ambiência e manejo sanitário cunícola;
  • Manejo reprodutivo de matrizes e reprodutores;
  • Ciclo de produção e planejamento da criação;
  • Manejo nutricional e alimentos alternativos para coelhos;
  • Melhoramento genético e escrituração zootécnica; e
  • Viabilidade econômica na produção de coelhos.

Além disso, seguindo os protocolos de prevenção contra a COVID-19, foram realizados alguns manejos básicos de contenção, a sexagem, identificação e acasalamento de coelhos.

A cunicultura destaca-se por ser uma atividade que não despende de amplo espaço físico e nem de infraestrutura onerosa, além de apresentar excelente produtividade em curto período de tempo, se conduzida corretamente. O desenvolvimento da cunicultura visa promover o desenvolvimento da agricultura familiar como uma alternativa na diversificação da renda na propriedade, contribuindo para a produção sustentável no meio rural. A criação de coelhos pode ainda mitigar a insegurança alimentar, principalmente das famílias mais vulneráveis, uma vez que, os animais podem se desenvolver com insumos de baixo custo (resíduos e subprodutos das atividades agrícolas principais) não competindo com os seres humanos por alimentação.

Também através do aproveitamento racional de recursos naturais e a integração entre diferentes culturas produtivas, dentre elas a cunicultura, busca-se incentivar a permanência das pessoas no campo, além de contribuir com a capacitação técnica na área da cunicultura de estudantes e produtores rurais da região do Alto e Médio Uruguai. Nesse viés, novas realidades possíveis de geração de renda figuram como atrativo principalmente para mulheres e jovens do meio rural que podem ter na criação de coelhos complemento de renda.

Para os próximos anos, o LEPEP cunicultura visa ampliar essas ações e estender à comunidade, conforme o intuito inicial da proposta e promover as capacitações presenciais no Campus de Frederico Westphalen.