Página inicial > Frederico Westphalen > Produção de Ovos Orgânicos em Ametista do Sul - RS
Notícias Frederico Westphalen

Produção de Ovos Orgânicos em Ametista do Sul - RS

Publicado em Segunda, 21 de Março de 2022, 09h20 | por Gabinete FW | Voltar à página anterior

Foi conduzido, no ano de 2021, o projeto de extensão intitulado: “Produção Sustentável de Ovos na Agricultura Familiar”.

A ação de extensão consiste em três etapas, a primeira etapa foi o treinamento e capacitação das famílias, a segunda etapa será avaliar os parâmetros de desempenho da produção de ovos orgânicos e parâmetros de qualidade dos ovos.   E a terceira etapa será para testar ingredientes alternativos na alimentação de poedeiras, no Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção em Avicultura do Instituto Federal Farroupilha - Campus Frederico Westphalen de avicultura.

O projeto foi implantado com duas famílias do munícipio de Ametista do Sul - RS. Inicialmente fez parte desse projeto de intervenção 2 (duas) famílias de agricultores/criadores, de baixa renda e com pouca área, ligadas ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o Programa Camponês foi uma política pública do governo do estado do RS.

As famílias possuem Certificação Orgânica das propriedades e o munícipio possui um entreposto com capacidade de classificar 18 caixas de 30 dúzias de ovos/hora, a assistência técnica e a gestão da agroindústria são realizadas pela Cooperativa Mista de Produção, Industrialização e Comercialização de Biocombustíveis (Cooperbio).

A primeira propriedade é da Sra.  Marinês Ferri dos Santos, moradora da linha Santo Antônio e a segunda é do Sr. Utalino Fernandes Júnior, morador da linha Barreiro Grande.

As duas propriedades possuem um aviário cada, com capacidade de até 500 aves.

A primeira visita aos produtores foi realizada no dia 21/06/2021, data prevista para chegada de dois lotes de poedeiras 051, em fase de cria. As aves chegaram no dia 28/06/2021, com 21 dias de vida, a produtora Marinês recebeu 550 aves e o produtor Utalino 450 aves.

As famílias receberam treinamento, com visitas “in loco”, semanalmente, onde receberem orientações básicas sobre manejos para a criação de galinhas 051.

O treinamento foi conduzido pela professora Dra Silvana A. Pedrozo, juntamente dos bolsistas Alisson de Miranda Pantaleão e Bruna Gabriele Mezzaroba, discentes do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária do próprio campus. E contou com a parceria da Débora Varoli, bióloga coordenadora do MPA na região e  da Cooperbio.