Página inicial > Frederico Westphalen > 56 ANOS DO CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN
Notícias Frederico Westphalen

56 ANOS DO CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN

Publicado em Terça, 26 de Abril de 2022, 10h58 | por Gabinete FW | Voltar à página anterior

No último dia 11 de abril o campus Frederico Westphalen comemorou 56 anos de existência. Para celebrar a data a Instituição promoveu, junto ao Núcleo de Arte e Cultura - NAC um momento cultural, com apresentação musical para os servidores e estudantes que se reuniram na área de convivência da instituição para comemorar.

Na oportunidade houve uma fala do Diretor Geral do IFFar/FW Bruno Boniati que salientou a importância histórica da instituição para a cidade de Frederico Westphalen e região. A semana foi marcada pela campanha #iffarfwfaçopartedestahistória, hastag utilizada nas redes sociais para divulgar fotografias e momentos de todos que fazem o IFFar/FW acontecer, a Instituição lançou também a logo comemorativa dos 56 anos.

Nossa história iniciou em 1957 quando a instituição foi criada pela Lei nº 3.215, de 19 de julho de 1957, denominada, inicialmente Escola de Iniciação Agrícola de Frederico Westphalen. Na época, foi vinculada à Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura, conforme Diário Oficial de 23 de julho de 1957. Pelo Decreto nº 60.731, de 19 de maio de 1967, é transferido do Ministério da Agricultura para a Diretoria do Ensino Agrícola (DEA) do Ministério da Educação e Cultura. O estabelecimento abriu suas portas no dia 11 de abril de 1966 como Ginásio Agrícola, quando recebeu a primeira turma. Foi incorporado à Universidade Federal de Santa Maria através do Decreto nº 62.178, de 25 de janeiro de 1968, transformando-se em Colégio Agrícola.

No ano de 2014, o conselho superior da UFSM aprovou a migração para a rede de institutos federais. A portaria nº 1.075, de 30 de dezembro de 2014 estabelece a transição do Colégio Agrícola Frederico Westphalen, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria, para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

No ano de 2016 inicia-se o curso de Bacharelado em Administração e o curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio. Ainda neste ano, o campus aprova no conselho superior a criação do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária.

Atualmente o Instituto Federal Farroupilha, campus Frederico Westphalen conta com quatro cursos de nível superior, Bacharelado em Administração, Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em Medicina Veterinária e Licenciatura em Matemática; três cursos de nível técnico integrado ao ensino médio, Curso Técnico Integrado em Administração, Agropecuária e Informática; e um curso Técnico Subsequente em Agropecuária.