Página inicial > Frederico Westphalen > IFFAR/FW INAUGURA TAMBO DE LEITE
Notícias Frederico Westphalen

IFFAR/FW INAUGURA TAMBO DE LEITE

Publicado em Segunda, 19 de Junho de 2023, 16h27 | por Gabinete FW | Voltar à página anterior

Por: ANIELI BULÉ – 19/JUN/23

Na última quinta-feira, 15, o Instituto Federal Farroupilha campus Frederico Westphalen celebrou a inauguração do novo Tambo de Leite da instituição. A iniciativa visa proporcionar aos estudantes uma experiência prática no campo da produção leiteira, além de promover a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias nessa área.

O Tambo de Leite é uma instalação especialmente projetada para a produção e o manejo do gado leiteiro. Com equipamentos modernos e espaços adequados, o local se torna um ambiente propício para o aprendizado teórico e prático dos alunos, que poderão vivenciar todas as etapas do processo de produção de leite, desde a ordenha até a comercialização dos excedentes.

O espaço também permitirá que outros laboratórios se integrem ao processo produtivo da atividade leiteira do campus FW em diferentes etapas da cadeia produtiva, desde a gestão técnica e financeira até o beneficiamento do leite. Laboratórios como a Cooperativa-Escola; a Fábrica de Ração; a Forragicultura; a Patologia Clínica e Veterinária; a Agroindústria; a Bromatologia e Nutrição Animal; o Centro Clínico; a Cirurgia e Anestesiologia Veterinária; a Fisiologia da Reprodução; a Inteligência Computacional, Automação e Robótica (ICARO); o Maker; a Mecanização agrícola; a Microbiologia e Imunologia Veterinária; a Parasitologia e Doenças Parasitárias, estão entre os laboratórios que poderão desenvolver interface com o Tambo de Leite para a promoção de ensino, pesquisa, extensão e produção.

A inauguração contou com a presença da Reitora do IFFar, Prof. Nídia Heringer, dos Diretores de campi, de autoridades locais, professores, alunos e profissionais do setor agropecuário. Durante a cerimônia, foram destacados os benefícios que o Tambo de Leite trará para a instituição e para a formação dos estudantes.

O Diretor da instituição, Prof. Bruno Boniati, ressaltou a importância da vivência prática para a formação dos estudantes. "Com o Tambo de Leite, estamos proporcionando aos nossos alunos uma oportunidade única de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, acreditamos que essa iniciativa contribuirá para a valorização do setor agropecuário e para o desenvolvimento de pesquisas que possam impactar positivamente a produção de leite em nossa região", afirmou o diretor.

Os estudantes terão acesso a aulas práticas, que abordarão temas como manejo de animais, nutrição, controle sanitário e tecnologias de produção de leite. Dessa forma, eles poderão adquirir habilidades técnicas e conhecimentos específicos que serão fundamentais para a sua atuação no mercado de trabalho.

A iniciativa da inauguração do Tambo de Leite reforça o compromisso da instituição em oferecer uma formação de qualidade e alinhada às demandas do mercado. Ao investir em infraestrutura e proporcionar uma aprendizagem prática, a instituição se destaca como referência na formação de profissionais capacitados e preparados para enfrentar os desafios do setor agropecuário.

Com o novo Tambo de Leite, o IFFar campus Frederico Westphalen se posiciona como um importante centro de referência no campo da produção leiteira, contribuindo para o desenvolvimento regional e para a qualificação dos profissionais do setor.