Página inicial > Frederico Westphalen > IFFAR/FW SEDIOU OS JOGOS ESTUDANTIS DOS INSTITUTOS FEDERAIS – JEIFS 2023
Notícias Frederico Westphalen

IFFAR/FW SEDIOU OS JOGOS ESTUDANTIS DOS INSTITUTOS FEDERAIS – JEIFS 2023

Publicado em Quarta, 21 de Junho de 2023, 14h44 | por Gabinete FW | Voltar à página anterior

De 14 a 17 de junho de 2023, o campus Frederico Westphalen sediou a 11ª Edição dos Jogos Estudantis, o evento esportivo reuniu 619 pessoas, entre servidores e estudantes dos 11 campi do IFFar. Essa competição anual tem como objetivo promover a integração, o espírito esportivo e o intercâmbio entre os alunos dos institutos federais.

Os Jogos Estudantis foram organizados em diferentes modalidades esportivas, como futebol, futsal, vôlei de quadra, vôlei de areia, basquete, handebol, xadrez, tênis de mesa e atletismo. Os estudantes tiveram a oportunidade de competir em suas especialidades esportivas e representar seus respectivos campi em um ambiente saudável e pedagógico. Segundo o Presidente da Comissão dos JEIF, o Prof. Anderson Fetter, “os jogos são um momento de integração, onde os estudantes criam amizades e percebem que o esporte tem um valor educativo. Salientou ainda, sobre o número bastante expressivo de competidores e competições”.

No ano de 2022 os JEIFs foram sediados pelo campus São Vicente do Sul, na oportunidade participaram 63 equipes coletivas. Segundo o Presidente da Comissão dos JEIFs, “imaginava haver um crescimento de aproximadamente 10% nas equipes deste ano, mas para minha grata surpresa tivemos 97 equipes coletivas e mais atividades individuais como atletismo, tênis de mesa e xadrez, o que proporcionou um número fantástico de competições, algo estimado em torno de 260 confrontos ao todo, o que dá uma dimensão do que foram esses jogos”, contou o professor.

Os estudantes e servidores participantes foram acomodados nas instalações do campus Frederico Westphalen, onde também foram realizadas a cerimônia de abertura, muitas das competições e premiação das modalidades. O município de Taquaruçu do Sul, também sediou em seu ginásio, algumas das competições.

Durante os quatro dias de competição, os atletas demonstraram diferentes habilidades, dedicação, empenho e espírito esportivo em cada partida. Os dias chuvosos e frios tornaram as competições ainda mais desafiadoras, exigindo dos atletas disciplina, concentração e muita força de vontade. As torcidas também desempenharam um papel importante, incentivando os competidores e criando uma atmosfera de apoio e animação.

Os JEIFs tem como finalidade promover, entre os estudantes, a prática esportiva e todos os valores e atributos referentes a ela, tais como respeito, trabalho em equipe, iniciativa, coragem, parceria, liderança, socialização e colaboração. “Dentro das expectativas, eu me sinto satisfeito com a obra que nós realizamos, somos sabedores de que existem detalhes que precisam ser ainda qualificados, mais diante daquilo que nos propusemos, eu estou muito feliz com o engajamento dos colegas com a proposição de um evento que vai ficar na história e no coraçãozinho de cada um dos estudantes que se doaram para esse momento” afirmou o Prof. Anderson Fetter.

Além das competições esportivas, os JEIFs também promoveram atividades sociais para os participantes, como a apresentação da banda IF Musical, do campus Santo Augusto. Essa atividade proporcionou momentos de integração entre os estudantes e servidores das unidades.

Ao final do evento, ocorreu a cerimônia de encerramento, onde foram premiados os estudantes e as equipes que se destacaram nas diferentes modalidades esportivas. A competição foi marcada por grandes momentos de emoção e superação, fortalecendo o espírito esportivo e a união entre os participantes.

Os JEIF 2023 foram um sucesso, o evento oportunizou aos estudantes a possibilidade de competir, interagir e criar laços com colegas de outras instituições. O evento reforçou a importância do esporte na formação integral dos jovens e evidenciou o compromisso dos institutos federais com a promoção do esporte e da educação de qualidade.

Com o encerramento desta edição dos Jogos Estudantis, os participantes retornaram às suas respectivas instituições de ensino, levando consigo lembranças valiosas e experiências enriquecedoras. A expectativa agora é pela próxima edição dos jogos, que certamente continuará a fortalecer os laços entre os estudantes dos institutos federais e promover a prática esportiva no ambiente acadêmico.

Clique aqui e confira os Resultados Oficiais dos jogos.