Página inicial > IF Farroupilha > Polo Ijuí realiza oficina de formatação de computadores e instalação de sistemas operacionais
Notícias Educação a Distância

Publicado em Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 11h39 | por Administrador | Voltar à página anterior

No dia 14 de dezembro de 2016, realizou-se no Polo Ijuí a oficina de Formatação de Computadores e Instalação de Sistemas Operacionais, sob a orientação do tutor Luciano Destefani. O encontro teve uma atividade prática e contou com a presença dos alunos do curso técnico em informática das turmas 2014 e 2015 e a Coordenadora de Polo do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) .
Os alunos iniciaram a atividade fazendo Download do Sistema Operacional escolhido para instalação no Computador, nesse momento o tutor explicou sobre as várias versões de sistemas operacionais. Optou-se pelas versões de 32 e 64 Bits do Sistema Operacional Proprietário Windows 7 Professional, em função das chaves de licenças já existentes nos computadores do Polo. Em seguida foi feita a gravação de uma mídia (DVD) com o sistema operacional em formato.iso e o programa NERO. Em computadores sem driver de CD/DVD foi criado um Pen Drive bootável.

Após mostrar como entrar na BIOS do computador os alunos aprenderam a trocar a ordem de inicialização correta para o reconhecimento das unidades de CD/DVD, USB e HD respectivamente nessa ordem. Durante a formatação foi realizado o particionamento do disco rígido. O encontro foi muito produtivo, pois os alunos seguiram as orientações e formataram os computadores do laboratório do Polo. Alguns irão retornar para realizar esses mesmos procedimentos com os computadores pessoais, e explorar entre as diversas versões (Windows, Linux, Macintosh) desses sistemas operacionais.
Propôs-se uma nova atividade para identificação e instalação de Drivers não reconhecidos pelo Sistema Operacional, configuração de Contas de Usuários e os diferentes tipos de permissões entre as mesmas. Além disso, orientações sobre softwares a serem instalados para permitir a formatação e edição de documentos, planilhas de cálculos e criação de slides, bem como outros aplicativos para visualização de vídeos, arquivos em PDF, entre outros. A segunda oficina aconteceu dia 19/12/2016 no turno da noite.

Fonte: Relatório Mensal Polo Ijuí