Página inicial > IF Farroupilha > Estudo e reflexão nas aulas de Contabilidade
Notícias Educação a Distância

Estudo e reflexão nas aulas de Contabilidade

Publicado em Terça, 23 de Janeiro de 2018, 13h27 | por Administrador EaD | Voltar à página anterior

O Curso Técnico em Administração EaD é ofertado pelo Instituto Federal Farroupilha Campus Santa Rosa e possibilita a formação técnica para ingresso ou aperfeiçoamento para o mundo do trabalho.

É um curso subsequente ao Ensino Médio, ofertado na modalidade a distância (EaD), que desenvolve aulas por meio da plataforma moodle. O curso é desenvolvido em Polos EaD, onde há encontros que promovem o diálogo e a integração entre os envolvidos. No dia 12 de janeiro de 2018, com o objetivo de fortalecer os processos de ensino e aprendizagem, a professora Ivete Aparecida Patias, que ministra a disciplina de Contabilidade, trabalhou com os alunos do Polo EaD de Alegrete. Esse Polo é Coordenado pela Professora Denise Antunes Aurélio e os alunos também contam com o apoio do professor mediador presencial Wellington Alex de Souza.

Houve um estudo sobre conceitos de patrimônio, origens e aplicações de recursos, composição do plano de contas como o ativo e passivo e as contas de resultado. Discutiram como se chega ao resultado (lucro ou prejuízo) de uma empresa e estudaram a diferença entre contas patrimoniais (ativas e passivas) e de resultado. Os alunos também aprenderam como a empresa envia os dados para a contabilidade e como esta transmite para os órgãos fiscalizadores, como por exemplo, a receita federal e estadual.

Ainda, entenderam a importância da classificação correta das mercadorias para atender a legislação e garantir a tranquilidade dos negócios. Isso, porque a disciplina de Contabilidade possui o objetivo de formar profissionais com conhecimento dos elementos básicos do mecanismo contábil, suas práticas e seus fundamentos teóricos, articulando conhecimento sobre as ferramentas específicas e condições de mercado, para subsidiar tomadas de decisões que visem sustentabilidade e competitividade.

Fonte: Campus Santa Rosa