Página inicial > Jaguari > Usina Fotovoltaica do Campus Jaguari está em fase final de construção
Notícias Jaguari

Usina Fotovoltaica do Campus Jaguari está em fase final de construção

Publicado em Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 08h51 | por Ascom Jaguari | Voltar à página anterior

O processo que levou a construção de uma usina fotovoltaica no Campus Jaguari teve início ainda em 2018, com a participação no Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) Nº 03/2018 do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, quanto se previu quantitativos de unidades geradoras fotovoltaicas para instalação no Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

Na reunião do Colégio de Dirigentes (CODIR) do IFFar realizada em julho de 2019, a qual contou com a presença do professor Marco Antônio Juliatto, Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) da Setec/MEC, pontuando acerca do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal (EnergIF), deliberou-se pela descentralização de orçamento para instalação de uma usina fotovoltaica piloto no Campus Jaguari, recurso este proveniente de Emenda Impositiva da Deputada Maria do Rosário. Naquela oportunidade, o Campus Jaguari foi escolhido por ofertar regularmente cursos na área de energias renováveis e contribuir ativamente com o programa EnergIF. Além disso, o Campus firmou compromisso de utilizar a usina para fins didáticos e subsidiar estudos de viabilidade para instalação em outros Campi do IFFar.

Segundo o professor Adriano Marchesan “a usina fotovoltaica é um verdadeiro laboratório a céu aberto, permitindo a interação dos alunos com uma instalação real, bem como o desenvolvimento de atividades práticas”. Além disso, a usina será capaz de suprir cerca de 70% do consumo de energia elétrica do Campus Jaguari, contribuindo significativamente para a redução das despesas de custeio.