Página inicial > Jaguari > IFFar atualiza plano de contingência da Covid-19
Notícias Jaguari

IFFar atualiza plano de contingência da Covid-19

Publicado em Quinta, 17 de Fevereiro de 2022, 11h31 | por Ascom Jaguari | Voltar à página anterior

O Setor de Saúde do Instituto Federal Farroupilha publicou uma atualização do Plano de Contingência para a Prevenção, Monitoramento e Controle do Novo Coronavírus. O documento traz diversas orientações relacionadas aos cuidados necessários nas atividades presenciais. Confira.

noticiaplanocovid1702 720x385 equal

De acordo com o documento, a revisão do Plano de Contingência contempla alterações das normativas vigentes, recomendações locais e mundiais de saúde e a condição atual da pandemia de Covid-19. A revisão do texto também "reforça a responsabilidade de cada pessoa pela proteção individual e coletiva", "garantindo que haja flexibilidade com responsabilidade, para não haver retrocessos".

Confira abaixo algumas das orientações que constam no documento. A revisão do Plano de Contingência pode ser acessada, na íntegra, neste link. O Setor de Saúde do IFFar também atualizou os formulários de autodeclaração para realização de trabalho remoto, para servidores, e de estudo domiciliar, para estudantes. Também foram publicados fluxogramas com orientações para o caso de contato de servidores e estudantes com positivados para Covid-19. Os documentos estão todos disponívels na página do IFFar dedicada à informações sobre a Covid-19.

Vacinação

O Plano reafirma que a imunização completa através da vacinação é essencial para o retorno presencial. Recomenda, portanto, a comprovação da imunização completa.

Máscaras

O uso de máscaras deve ser obrigatório em todos os ambientes institucionais, sejam abertos ou fechados. Os modelos indicados são as máscaras cirúrgicas ou máscaras de proteção respiratória (N95 ou PFF2).

Medição de temperatura

O documento sugere a medição diária de temperatura dos estudantes, preferencialmente pela manhã.

Uso de álcool em gel

É recomendado o estímulo ao uso e a disponbilização de álcool em gel 70%. A lavagem das mãos é especialmente recomendada antes da alimentação e antes e após a manipulação das máscaras.

Distanciamento

O plano recomenda medidas que garantam o distanciamento mínimo de um metro entre classes, carteiras e mesas. A distância de um metro entre pessoas é recomendada em todos os lugares fechados. Devem ser evitadas qualquer tipo de aglomeração. Os alunos devem ser instruídos a evitar comportamentos sociais de contato, como aperto de mãos e abraços.

Ar-condicionado

A necessidade de uso de ar-condionado deve ser avaliada de acordo com cada situação. De qualquer forma, não é recomendada a utilização do aparelho com portas e janelas fechadas.

Transporte

Empresas que realizam transporte de alunos e servidores aos campi devem ser instruídas a não permitir acesso de pessoas sem máscara aos veículos. As janelas devem ser mantidas abertas.

Visitas à moradia estudantil

As visitas à moradia estudantil devem ser limitadas a responsáveis e familiares e apenas em situações de extrema necessidade.

Assunto(s): ,