Página inicial > Jaguari > Estudantes do Curso Técnico em Administração Integrado participam de visita de estudos técnica-científica.
Notícias Jaguari

Publicado em Sexta, 06 de Mai de 2022, 10h09 | por Ascom Jaguari | Voltar à página anterior

Na última quarta-feira, dia 04 de maio de 2022, os estudantes do Curso Técnico em Administração Integrado do Centro de Referência de Santiago, do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari, visitaram a Cooperativa Agrária São José do município de Jaguari/ RS.

A Cooperativa Agrária São José é uma tradicional organização coletiva da região do Vale do Jaguari, fundada em 1932 que produz vinho, produto que leva o nome do município para muitas regiões do Rio Grande do Sul e do país. Com princípios organizacionais aliados à agenda 2030, incorpora objetivos de desenvolvimento sustentável, como “erradicação da pobreza, fome zero, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades”, entre outros.

Na visita técnica-científica foi acompanhada de alguns professores, oportunidade que os estudantes puderam vivenciar e ouvir sobre o sistema de produção de bebidas tais como o vinho, o suco de uva e outros. Além disso, a partir da visita, foi possível refletir de forma prática sobre alguns conceitos fundamentais no ramo administrativo: o que é e como funciona uma cooperativa, funções administrativas de planejamento, organização, direção e controle; lei de oferta e demanda.

No mesmo dia os estudantes participaram de outros dois momentos: visita aos setores da instituição, oportunidade em que puderam entender e refletir sobre o funcionamento administrativo do IFFar - Campus Jaguari, a partir da exposição dos responsáveis pelos setores. No segundo momento, foram recebidos pelos representantes do Grêmio Estudantil que, gentilmente, apresentaram o Campus sob do olhar do estudante.

Sem dúvidas, a visita de estudos técnica-científica serve como um subsídio pedagógico para confrontar a teoria estudada em sala de aula com a prática vivenciada, estimula o pensamento crítico sobre o estudado e permite o conhecimento extrapolar os muros da escola. O Centro de Referência Santiago e o Campus Jaguari agradecem a disponibilidade da Cooperativa Agrária São José.