Página inicial > Júlio de Castilhos > Dia 29 de setembro foi o Dia Nacional da Mobilização da Rede Federal de EPT
Notícias Júlio de Castilhos

Dia 29 de setembro foi o Dia Nacional da Mobilização da Rede Federal de EPT

Publicado em Sexta, 30 de Setembro de 2016, 16h11 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

Dia 29 de setembro foi o Dia Nacional da Mobilização da Rede Federal de EPT. Durante o dia foram realizadas discussões e manifestações em favor da educação, os candidatos a prefeitura de Júlio de Castilhos estiveram presentes, garantindo que entrarão em contato com os parlamentares dos seus partidos em favor da educação e contra as reformas previstas: MP 746, que reforma do Ensino Médio, a PEC 241, que fixa os limites de investimentos em educação, a PL 257, que cortes nos direitos trabalhistas e a LOA 2017, que prevê cortes nos orçamentos das instituições de educação.

Os meios de comunicação do município também se fizeram presentes e divulgaram os motivos da manifestação para a comunidade de Júlio de Castilhos e região.

Durante a noite foi a vez dos alunos. Por iniciativa dos licenciandos doCampus foi formado um grupo de discussão que se reuniu do anfiteatro, das 19h às 21h30min, para ler a medida provisória 746 e estudar suas possíveis implicações para o futuro da educação básica. Essa MP trata da reforma do ensino médio e foi proposta pelo ministro da educação José Mendonça Bezerra Filho. Compareceram professores da rede estadual, docentes da própria instituição, o diretor Rodrigo Carlotto e alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas, da Licenciatura em Matemática, Administração e Agronegócio. No primeiro momento o diretor fez a socialização da carta de Vitória formulada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), que também se posiciona contra essa MP. Posteriormente, iniciou-se a leitura da MP 746 em blocos, a cada bloco foi aberto espaço para discussão. Houve contribuições de docentes e alunos.

Ao final foram dados os encaminhamentos necessários, foi formada uma comissão responsável por organizar e divulgar a Manifestação que haverá terça-feira, dia 04 de outubro, partindo às 10h30min da praça central de Júlio de Castilhos. Depois da concentração inicial na praça será realizada uma caminhada pelo comércio conscientizando a população em relação ao conteúdo dessa medida. Todos que desejarem agregar-se a esse movimento pela educação que está nascendo nas licenciaturas serão bem vindos, pois entendemos que essa é uma luta da sociedade em geral.