Página inicial > Júlio de Castilhos > Aula inaugural do curso de Assistente Administrativo – EJA/EPT aconteceu no CAIC na quarta-feira (17)

Mensagem

Sorry - this event cannot be viewed using the link provided. Its possible the item may have been updated while you have been viewing the webpage.
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Terça, 23 de Abril de 2024, 16h43 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

Desafios da jornada empreendedora foi o tema da palestra de Elisangela Rodrigues

IMG_20240417_191127204.jpg

A noite de quarta-feira (17) foi marcada pela aula inaugural da EJA/EPT “Desafios da jornada empreendedora”, apresentada pela assistente social e empreendedora Elisangela Rodrigues, na escola CAIC Luizinho de Grandi. Estiveram presentes o vice-prefeito, Rodrigo Décimo, a coordenadora pedagógica da EJA da Secretaria de Educação, professora Maria Cristina Iop, a vereadora Luci Duarte “tia da moto”, a coordenadora da EJA no IFFar, Cleia Tonin, a diretora de ensino Silvia Montagner, representando a direção geral do campus Júlio de Castilhos e a coordenadora pedagógica da escola CAIC, Angelita.

As falas da noite foram abertas pelo Seu Hilário, aluno da EJA, que falou sobre a força de vontade para continuar a estudar. Na sequência, foi a vez de Silvano, um ex-aluno do assistente administrativo, que após o curso oficializou seu empreendimento e hoje quatro pessoas dependem da microempresa dele.

Depois foi a vez de Silvia, que agradeceu a parceria da prefeitura e especialmente do CAIC, de seus/uas professores/as, que acompanham diariamente os/as alunos/as. A professora Angelita leu uma mensagem da diretora, que estava em outra atividade e falou da importância de estar presente no dia-a-dia com os/as estudantes. Ressaltou que não perdem contato com os ex-alunos/as, citando Silvano que falou inicialmente. “é importante concluir o ensino fundamental com a certificação de assistente administrativo, pois a comunidade oferta bastante empregos e cada um fica mais perto de alcançar seus objetivos”, disse Angelita.

Maria Cristina agradeceu a parceria com do IFFar e disse para os/as alunos/as sentirem-se em casa tanto no CAIC quanto no IFFar. “Os/as professores/as de ambas as instituições são professores de vocês e o objetivo aqui são vocês, que tenham a oportunidade de estudar e aproveitem”, finalizou ela. Dando prosseguimento, a vereadora Luci, começou destacando que estava ali apesar de não estar bem de saúde, pois foi no CAIC que ela começou na rede municipal. Ela também ressaltou que são alunos/as do CAIC e do IFFAR e finalizou “ninguém larga a mão de ninguém e vamos todos/as juntos/as terminar o curso”.

Cleia começou relembrando que em dezembro de 2023 foram 11 turmas que se formaram em Santa Maria e nesse ano mais cinco turmas se iniciaram no município em parceria o IFFar. Ela destacou a importância da EJA para a instituição, que começou em três campi e hoje está em seis campi e atende 11 municípios diferentes. “A EJA busca a elevação da escolaridade, propiciando que as pessoas concluam sua formação escolar junto com uma formação profissional”, disse a coordenadora. Ela ainda trouxe números: são 9 milhões de pessoas que não sabem ler e escrever no Brasil e isso dificulta a vida delas, pois não conseguem nem pegar um ônibus sozinhas. “O estudo muda a vida da gente! Não desistam!” finalizou.

Por fim, Rodrigo Décimo parabenizou os/as estudantes por estarem ali em busca de conhecimento, pois ir para casa descansar ou fazer seu serviço doméstico era mais fácil que estar ali, então a presença já era uma vitória.

Na sequência, foi a vez de Elisangela Rodrigues falar sobre os desafios da jornada empreendedora. Ela iniciou dizendo o quanto os/as estudantes eram poderosos/as, pois haviam mobilizado muitas pessoas para estarem ali por eles/as, para contribuir no recomeço deles/as. A assistente social continuou falando que os/as empreendedores/as inspiram os outros através de histórias e de como essas histórias são contadas.

Elisangela perguntou quem era empreendedor e poucos levantaram a mão, assim ela mudou a questão e disse quem tem um sonho? E todos/as se manifestaram, ao que ela concluiu que empreender é realizar sonhos, é estudar, é resolver problemas. Após a assistente social contou um pouco de sua trajetória e ressaltou que nossa maior força é nossa história. Ela enfatizou a relevância de uma mentalidade empreendedora para identificar o problema e encontrar a solução. Por fim, contou de sua experiência ao conhecer Dona Luíza Trajano, do Magazine Luíza e destacou que para crescer é preciso compartilhar saberes.

Texto e imagens: Cadiani Lanes Garcez
Assessoria de Comunicação do Campus Júlio de Castilhos