Página inicial > Júlio de Castilhos > IFFar – Campus Júlio de Castilhos promove círculos de paz em turmas do curso assistente administrativo da EJA/EPT
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Terça, 09 de Julho de 2024, 16h36 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

Após o retorno das aulas, a coordenação sentiu necessidade de entender melhor o momento vivido pelos/as estudantes.

capa adelmo.jpeg

As turmas tiveram suas aulas suspensas devido a tragédia climática e quando retornaram, a coordenação resolveu fazer uma atividade diferente para que pudessem socializar e entender melhor como os/as estudantes estavam após o ocorrido. Dessa forma, a coordenadora Camila Colleto, juntamente com a psicóloga Jaciara Janke e a servidora Raquel Audrei, realizaram círculos de paz junto às turmas. A atividade teve início no dia 03 de junho na escola Caic Luizinho de Grandi e continuou na João da Maia Braga (10 de junho), Adelmo Simas Genro (17 de junho) e Pinheiro Machado (01 de julho).

Camila destacou que o objetivo do círculo era acolher os/as alunos/as neste momento delicado, mesmo que não tivessem sido atingidos diretamente pelas enchentes, e falar sobre o autocuidado necessário para seguir em frente.

Nas quatro edições o ciclo foi conduzido pela Raquel, que inicia lembrando a todos/as que o que é dito no ciclo fica no ciclo. Após, ela fala da importância da escuta atenta, conduz um relaxamento e começa as interações salientando que somente quem tem o objeto da palavra pode falar, para que todos se escutem.

O roteiro de perguntas segue mais ou menos a mesma ordem. A primeira refere-se a saber como estão se sentindo os/as participantes; a mesma pergunta é repetida ao final e, podemos notar como o estado de espírito muda. A segunda pergunta pede para que cada um/a escreva uma palavra, que represente um valor ou algo importante para si. Posteriormente esse papel é colocado no centro do círculo para que todos/as possam visualizar.

Palavras como resiliência, empatia, bondade, amizade, família, calma, bem, cultura, fé, respeito, colaboração, ouvir, lutar, coragem, gratidão, educação, amor, feliz, saudade, paz, esperança, amor de pai e mãe, sabedoria, dança, paciência, Deus e filhos, abraço aconchegante, determinação, responsabilidade, foco, força, resistência, respeito, saúde, feliz, sincera, positiva e carinho puderam ser ouvidas diversas vezes.

Na sequência, foram convidados/as a contar uma experiência; em algumas escolas a participação foi maior que em outras, nem todos/as se sentem confortáveis em expor suas histórias pessoais. A próxima pergunta foi o que cada um/a considerava sucesso e se acreditavam que era possível ser feliz. Raquel destacou que precisamos nos cuidar primeiro para depois cuidar do outro.

Ainda foi pedido que apontassem uma qualidade e um defeito seus. Finalizando Raquel leu uma frase de  Thich Nhat Handen “nós podemos ser extremamente felizes, simplesmente ficando sentados e respirando, tomando e soltando o ar. Nós não precisamos fazer ou conquistar nada. Nós curtimos o milagre de simplesmente estar aqui.”

A professora Rita da escola Adelmo Simas Genro salientou que cada um de deles/as é essencial na nossa vida e brincou dizendo para não bloquearem ela no whats, pois faz busca ativa de estudantes desistentes. Ela falou ainda do resgate da humanização e da empatia que o círculo representava.

Texto: Cadiani Lanes Garcez
Imagens: Cadiani Lanes Garcez e arquivo pessoal de Camila Colleto