Página inicial > Panambi > Projeto de extensão “Era uma vez...”, desenvolvido na Escola José de Anchieta, é selecionado para ser apresentado em evento em Porto Alegre
Notícias Panambi

Publicado em Quarta, 22 de Agosto de 2018, 19h49 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Para além das atividades de ensino e pesquisa, a extensão completa o tripé de atuação do Instituto Federal Farroupilha. Durante os meses de maio, junho e julho de 2018, a professora do IFFar – Campus Panambi, Carla Klos Schöninger, com o apoio das professoras Camila Fleck dos Santos e Neiva Kord Pierini, e das bolsistas voluntárias Francine Andrea Raffa e Caroline Severo, desenvolveram o projeto de extensão: “Era uma vez... A alfabetização científica e a literatura infantil”, na Escola Estadual José de Anchieta, de Panambi/RS.

O projeto objetivou proporcionar atividades de alfabetização científica, utilizando-se da literatura infantil como estratégia. O público-alvo foram estudantes de duas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental da escola, envolvendo 48 participantes.

Durante os três meses de duração do projeto, criaram-se situações, experiências, experimentos, atividades, desafios e práticas pedagógicas em que os estudantes puderam exercer autonomia e o pensamento criativo, estabelecendo relações entre literatura infantil e a alfabetização científica. Para fomentar o exercício da relação de conhecimentos científicos com o cotidiano, os alunos eram incentivados a ler livros literários e sobre assuntos relacionados às Ciências Naturais, textos científicos, notícias e reportagens, folders informativos, livros didáticos, entre outros materiais.

As atividades contaram com planejamentos e cronograma pré-estabelecido conjuntamente, com cooperação das professoras titulares das turmas e das bolsistas. Deste modo, de acordo com a professora Carlo, “os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver o senso de investigação em atividades de leitura e produção que perpassaram as barreiras disciplinares”.

O projeto foi um dos selecionados para ser apresentado na 36ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), que ocorrerá entre os dias 28 e 31 de agosto, no Campus Centro da UFRGS, em Porto Alegre. Como os resultados obtidos com o projeto foram bastante positivos, o grupo intenciona continuar com as ações em breve.

Assunto(s): ,