Página inicial > Panambi > IV Semana Acadêmica de Produção de Grãos finda com êxito
Notícias Panambi

IV Semana Acadêmica de Produção de Grãos finda com êxito

Publicado em Segunda, 20 de Mai de 2019, 22h04 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Entre os dias 13 e 17 de maio de 2019 ocorreu a IV edição da Semana Acadêmica do curso superior de Tecnologia em Produção de Grãos do IFFar – Campus Panambi. O evento contou com uma programação diversificada e, ao longo de cinco noites, os participantes assistiram a palestras sobre diferentes temáticas que impactam a atividade agrícola.

A fala de abertura ficou sob responsabilidade de Antonio Luis Santi, professor da UFSM/FW, que abordou a “Agricultura de Precisão e o Plantio Direto na palha”. Para o professor, deve-se utilizar a agricultura de precisão como uma ferramenta do plantio direto, que deve ser reconstruído nos próximos anos a partir do uso de megadados armazenados. Além disso, o professor enfatizou a necessidade de realizar o correto manejo do solo, com ampla disponibilização de matéria orgânica, e trabalhar com a rotação de culturas com plantas eficientes, com diferentes sistemas radiculares. Por fim, Santi lançou um desafio aos produtores: evitar o “vazio outonal”, que deixa o solo cerca de 25% do ano sem cobertura.

Agricultura biológica, controle biológico, manejo integrado de pragas, plantas forrageiras, tecnologias em semeadoras e pulverizadores, beneficiamento de sementes, sistemas de gestão e armazenagem de grãos foram os demais temas abordados ao longo da semana.

O evento finalizou com a palestra do engenheiro mecânico Rafael Dornelles Teixeira, da Cycloar Exaustores, que falou sobre “Exaustor eólico, qualidade de grãos e conforto de operadores em unidades de armazenamento”. Ao final da explanação o palestrante realizou a doação de um equipamento demonstrativo para remoção de bolsões de ar quente dos silos. O material será utilizado por alunos dos cursos de Pós-Colheita e Produção de Grãos do Campus Panambi.

A Semana Acadêmica foi promovida por uma Comissão Organizadora composta por alunos e professores do curso, e contou também com o apoio da Adama, Ballagro Agro Tecnologia, CCGL, Cycloar, Connectere AgroGestão, Cotripal, Emater/Ascar, FMC Agrícola, Kepler Weber, Saur, Sementes Costa Beber, Stara, Strobel Sementes, Universidade Federal de Santa Maria e Van Ass Sementes.