Página inicial > Panambi > Nota de repúdio
Notícias Panambi

Nota de repúdio

Publicado em Terça, 21 de Mai de 2019, 14h20 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Nos últimos dias, testemunhamos bloqueios arbitrários propostos pelo Ministério da Educação no orçamento das Instituições Federais de Ensino, o que desencadeou, no dia 15 de Maio, uma série de manifestações de estudantes e profissionais da educação por todo o Brasil. Os bloqueios foram realizados tanto na educação básica quanto superior, impactando todas as instituições de ensino federais brasileiras. Diante desse contexto, estudantes e servidores/as do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi também foram às ruas, na manhã da última quarta-feira, para protestar e fazer valer o direito que é garantido no artigo 5º da Constituição Federal.

Para nossa tristeza e indignação, testemunhamos, perplexos, manifestações de alguns cidadãos nas redes sociais nocivas à nossa imagem institucional. Atentos/as a tais fatos, manifestamo-nos em completo repúdio a todo tipo de manifestação que atente contra a idoneidade do IFFar, bem como do seu corpo de servidores/as e de seus/suas alunos/as. Ressaltamos que todas as medidas legais cabíveis estão sendo tomadas de modo a coibir manifestações caluniosas contra a nossa instituição.

Aproveitamos para CONVIDAR todos os cidadãos para conhecer a nossa instituição e o nosso trabalho. Nossas portas estarão sempre abertas a todos/as. O IFFar tem como missão “Promover a educação profissional, científica e tecnológica, pública, por meio do ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação integral do cidadão e no desenvolvimento sustentável”, portanto, estamos à serviço de toda a sociedade, oportunizando aos/às cidadãos/ãs panambienses e da região uma educação pública, gratuita e de qualidade.

A doutrinação por meio da repetição de opiniões sem evidências, que nos é atribuída a partir de uma idiossincrasia hostil, não faz parte da realidade de nossa instituição. No IFFar praticamos a educação conforme previsto em leis que expressam a vontade popular de forma democrática.

Por fim, gostaríamos de manifestar a toda nossa comunidade acadêmica, em especial aos/às estudantes e servidores/as que participaram dos atos de protesto desse último dia 15 de Maio, que nos comprometemos a lutar, unidos aos demais Institutos Federais, contra todo tipo de ataque a quem defende a educação como mecanismo de cidadania e transformação social.

Alessandro Callai Bazzan

Diretor Geral do IFFar - Campus Panambi