Página inicial > Panambi > Artigo amplia o conhecimento sobre a distribuição da Paca para a região do Pampa
Notícias Panambi

Publicado em Sexta, 05 de Agosto de 2016, 18h35 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

A Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar Campus Panambi, Caroline Leuchtenberger, em conjunto com duas alunas do Campus Alegrete, publicou um artigo na revista Mammalia, o qual aborda os “Novos registros de Cuniculus paca em uma paisagem dominada por campo temperado na região do Pampa Brasileiro e Uruguaio”.

O ineditismo do artigo refere-se ao fato de evidenciar que a presença da paca ocorre no bioma Pampa, alertando para que os planos de manejo e conservação da espécie incluam estratégias relacionadas a esse bioma.

A título de conhecimento, a paca é uma espécie ameaçada, classificada como vulnerável no Estado do Rio Grande do Sul. As principais ameaças são perda de habitat e caça, já que a espécie é muito apreciada por caçadores, devido à carne.

Metodologia do trabalho

O estudo foi realizado a partir da implantação de armadilhas fotográficas para fazer um levantamento de mamíferos na região do Arroio Lajeado, no campus do IF Farroupilha de Alegrete – onde a docente atuava como professora na época. A paca foi uma das espécies mais frequentes registradas durante 1 ano de estudo. No entanto, ao verificar o mapa de distribuição conhecido para a espécie no site da IUCN (União Internacional para a conservação da natureza), observou-se uma lacuna de informação para o Pampa, ou seja, não se tinha conhecimento que a espécie ocorria na área, justificando a relevância da publicação.

Anexos: