Página inicial > Panambi > Servidores do IFFar aprovam projeto para desenvolver secador de sementes 4.0
Notícias Panambi

Servidores do IFFar aprovam projeto para desenvolver secador de sementes 4.0

Publicado em Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 11h58 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Servidores do Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi aprovaram um projeto junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) para desenvolver um protótipo de secador direcionado a Unidades Beneficiadoras de Sementes (UBS), alinhado aos conceitos da indústria 4.0.

O projeto terá como proponente a empresa Zampronio Indústria de Classificadores de Sementes Ltda, que produz e comercializa equipamentos para o beneficiamento de sementes há mais de 10 anos, atendendo diversos países. O Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi irá participar como Instituição Científica e Tecnológica, a IDEALDEV Sistemas de Informação Ltda, ENGSIM Engenharia Ltda e COMAG Equipamentos Agroindustriais Ltda participarão no projeto como Parceiros Tecnológicos. Os testes serão realizados na Strobel Sementes, que é Parceira-Chave do projeto.

Para realização do projeto será aplicada uma nova concepção de secagem de sementes no Brasil que utilizará vapor superaquecido e transporte pneumático. Esse processo será viabilizado pela conectividade entre os sensores de temperatura e umidade e os equipamentos de movimentação/disposição de sementes.

Como resultado do projeto, espera-se desenvolver uma nova linha de produtos que irá reduzir em até 28% os custos operacionais de secagem de semente por unidade processada, além de reduzir em até 40% a emissão de gases do efeito estufa e emissões atmosféricas.

Para o Volnei Meneghetti e Marcelo Bataglin, docentes do IFFar – Campus Panambi e coordenadores do projeto, apoiar o desenvolvimento e a implantação de novas tecnologias em empresas da região é uma das funções sociais dos Institutos Federais. Ao final do projeto, o protótipo criado será doado ao Campus Panambi, a fim de que futuros estudos aplicados sejam desenvolvidos por alunos e servidores da instituição.

Por meio dessa parceria pretende-se, ainda, registrar o software de gestão do Secador 4.0 e também registrar a patente de invenção do método de secagem de sementes com vapor superaquecido.

O projeto será iniciado em fevereiro de 2021, com subvenção de R$300.000,00 por parte Fapergs e de contrapartidas financeiras e econômicas por parte do Proponente e dos Parceiros do projeto próximo a R$500.000,00. No projeto haverá disponibilidade para participar do desenvolvimento do equipamento os alunos dos Cursos de Tecnologia ofertados pelo IFFar – Campus Panambi. O tempo previsto de execução do projeto é de 18 meses.