Página inicial > Panambi > IFFar prepara início das atividades letivas para 2021
Notícias Panambi

IFFar prepara início das atividades letivas para 2021

Publicado em Quarta, 31 de Março de 2021, 11h41 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) está organizando as atividades para início do ano letivo de 2021, que será no dia 5 de abril. Em virtude da pandemia causada pelo coronavírus, o calendário letivo 2020 se estendeu até fevereiro, atrasando o início das atividades em relação aos anos anteriores.

O ano letivo de 2021 para alunos de cursos técnicos e superiores do IFFar – Campus Panambi iniciará 5 de abril com aulas no formato remoto até 31 de julho, conforme decisão do Conselho Superior da instituição. Para o segundo semestre, que ocorre entre 23 de agosto e 23 de dezembro, está previsto um retorno gradual das atividades presenciais.

A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, disse que observado o contexto pandêmico no RS o retorno dificilmente se dará para toda a comunidade acadêmica de uma só vez. O retorno será gradual, em proposta a ser definida, considerando questões como servidores e estudantes que integrem grupos de risco, o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas nos diversos espaços educacionais e que é expresso em decreto estadual, o deslocamento geográfico dos estudantes e servidores bem como forma desses, moradia estudantil, orçamento para EPIs e sanitização e cronogramas de vacinação.

De acordo com o Diretor-Geral do Campus Panambi, professor Jorge Fonseca, esse período pandêmico impôs muitas mudanças no fazer docente e nas atividades administrativas, que precisaram ser reorganizadas emergencialmente, para minimizar os possíveis danos à qualidade da educação ofertada pelo IFFar. Mesmo a situação persistindo, para o ano de 2021 a instituição está melhor organizada, enquanto as atividades remotas acontecem, prepara-se para um retorno. A saúde da nossa comunidade acadêmica reflete na saúde de inúmeras famílias, por isso, firmamos um compromisso com uma educação pública gratuita e de qualidade, zelando pelo bem0estar de todos.

Acolhimento dos Estudantes

Estão sendo organizadas algumas atividades para recepção dos estudantes e servidores no começo do ano letivo de 2021. Na quinta-feira, 1º de abril, toda comunidade acadêmica será informada sobre as atividades para as próximas semanas.

Ações executadas em 2020

O ano de 2020 do IFFar transcorreu praticamente todo de forma remota, apenas com a execução de algumas atividades essenciais presenciais, aprovadas pelo Comitê Institucional de Emergência do IFFar. Dentre as atividades realizadas, destacam-se algumas melhorias em infraestrutura, tais como a aquisição de livros, computadores, bebedouros industriais e modificações internas para atender os protocolos de combate ao covid-19, além do início da construção do almoxarifado de química e da aquisição de materiais para construção de um silo (visando as práticas dos cursos vinculados ao eixo de Recursos Naturais).

Ainda, foram executadas algumas ações em benefício da comunidade externa, tais como a produção e doação de álcool glicerinado 80%, doação de toucas cirúrgicas/hospitalares, luvas descartáveis, máscaras cirúrgicas, protetores faciais, alimentos e materiais de almoxarifado para entidades e órgãos locais. Ainda, como forma auxiliar na minimização dos impactos desencadeados pela COVID-19, foi elaborado um “Material de apoio para o poder público municipal de Panambi: SARS-COV-2 em crianças e a reabertura de escolas”, contendo informações sobre a relação da COVID 19 com a população infantil, além de sugerir determinados protocolos para serem adotas em uma futura reabertura das escolas municipais.

No âmbito interno, com ações de apoio direto aos alunos da instituição, foram ofertados auxílios emergenciais, auxílio inclusão digital (para subsidiar custos com internet), empréstimos de bens e computadores, além da doação de kits de alimentação para alunos que comprovadamente se encontravam em situação de vulnerabilidade.

Compromisso com a saúde e a educação

O Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi reitera o compromisso com a atenção à saúde de sua comunidade acadêmica, com o desenvolvimento das atividades remotas do modo mais eficiente possível e coloca-se à disposição para seguir colaborando com ações de enfrentamento à pandemia.

Que o ano letivo de 2021 se inicie com o ânimo necessário para continuarmos esta jornada de adaptações, aprendizados e colaborações constantes.