Página inicial > Panambi > Aprovada a criação do Curso Técnico em Informática
Notícias Panambi

Aprovada a criação do Curso Técnico em Informática

Publicado em Quarta, 23 de Junho de 2021, 14h07 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Na sexta-feira, 18/06, o Conselho Superior do Instituto Federal Farroupilha aprovou a criação do Curso Técnico em Informática, integrado ao Ensino Médio, com início da primeira turma de alunos no Campus Panambi previsto para 2022.

A criação do curso, em substituição ao Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, deve-se especialmente à carência de profissionais capacitados para operar com tecnologias de informação em âmbito regional. Como os empreendimentos estão automatizando os seus ramos de atividade para melhorar a produtividade e proporcionar mais qualidade na prestação de serviços aos clientes, são necessários profissionais aptos a instalar programas e equipamentos, configurar sistemas operacionais, elaborar e executar projetos e sistemas de redes, entre outros aspectos ligados à área de Tecnologia da Informação (TI).

Nesse sentido, a formação em Técnico em Informática está mais adequada às necessidades do “mercado” regional, com economia baseada na indústria, no comércio e na mecanização da área agrícola, além de ampla expansão do setor de serviços. Rosana Wagner, docente da área de informática e Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, afirma que “as organizações, seja por questões de competitividade, gerenciais ou de produtividade, estão cada vez mais adotando novos métodos de produção e gerenciamento, exigindo habilidades mais completas de seus colaboradores”.

O profissional Técnico em Informática, por estar habilitado a desenvolver softwares, elaborar e gerenciar base de dados, empreender e gerenciar pequenos negócios de TI, instalar e configurar redes de computadores locais de pequeno porte e prestar serviços de manutenção em software e hardware de computadores, atenderá plenamente a essas exigências. Ainda, após findar o curso técnico integrado ao ensino médio, o estudante poderá verticalizar seus estudos, realizando um Curso Superior, na mesma área, no IFFar – Campus Panambi.