Página inicial > Panambi > Campus Panambi do IF Farroupilha recebe Reconhecimento do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade - PGQP
Notícias Panambi

Publicado em Segunda, 11 de Abril de 2016, 20h26 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

No dia 29 de março, nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Panambi (ACI), representantes de entidades integrantes do Comitê da Qualidade do município participaram de uma reunião solene para recebimento de certificados do Sistema de Avaliação de empresas que aderiram ao Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade – PGQP.

O PGQP foi criado com a missão de promover a competitividade do Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão com foco na sustentabilidade. É considerado um dos maiores patrimônios gaúchos na disseminação da Qualidade e melhoria da gestão das organizações de âmbito público, privado e do terceiro setor.

O Campus Panambi do Instituto Federal Farroupilha aderiu ao Sistema de Avaliação da Gestão (SAG) em 2015, promovido pelo PGQP, e já no primeiro ano de participação recebeu o Diploma de reconhecimento pelo seu Sistema de Aperfeiçoamento de Gestão, que está sendo implantado pelo Campus. O modelo de gestão adotado pauta-se no Modelo de Excelência em Gestão (MEG), o qual preconiza criação do plano de melhoria de gestão, a definição de indicadores de desempenho para avaliação e a criação de um núcleo de gestão da qualidade dentro da instituição, o qual é responsável pela implantação da melhoria contínua na gestão.

O Certificado de Reconhecimento é conferido apenas às entidades que atendem aos critérios de compromisso com a excelência e melhoria contínua na gestão e o Instituto Federal Farroupilha foi o único IF do Rio Grande do Sul a receber tal reconhecimento, por meio do Campus Panambi.

O coordenador local do Núcleo de Gestão da Qualidade, Rodrigo Antonio Rodrigues Alves, destacou o comprometimento da gestão no apoio ao projeto, e acrescenta que as mudanças geradas através da globalização e do crescimento da gestão do conhecimento aceleraram o progresso, aumentando a concorrência e potencializando o desempenho das organizações, provocando novas posturas administrativas em busca de qualidade.

“Sendo a qualidade um dos objetivos de desempenho das operações das organizações contemporâneas, entende-se como necessário utilizar a gestão da qualidade como forma de se atingir um fator de liderança estratégica, principalmente numa instituição pública de ensino técnico e profissionalizante. Assim, entende-se que a adesão a um modelo de gestão e o seu reconhecimento pelo PQQP vem a coroar o trabalho de uma equipe comprometida e eficiente e de uma organização que busca a melhoria contínua”, destacou o administrador do Campus Panambi.

Adicionalmente, o Comitê Regional do PGQP Panambi conferiu outro diploma de reconhecimento ao Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi pela atuação junto ao comitê e pela publicação da Carta de Serviços aos Cidadãos, que está baseada no Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA.

Anexos: