Página inicial > Panambi > IFFar aprova projeto para avaliar indicadores de sistema de irrigação
Notícias Panambi

IFFar aprova projeto para avaliar indicadores de sistema de irrigação

Publicado em Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 09h50 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Projeto orçado em mais de R$ 500.000,00 elaborado em parceria com a Fockink, Cotripal e Instituto Agregar é selecionado no edital da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul e receberá fomento do Programa Inova RS.

O edital busca apoiar projetos de pesquisa aplicadas para uso de tecnologia na resolução de dificuldades relacionadas ao agronegócio nas áreas estratégicas de irrigação, descarbonização, aumento da eficiência de produção e transição energética no Estado do Rio Grande do Sul, objetivando o fortalecimento do ecossistema gaúcho de inovação.

O Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi uniu-se à empresa Fockink e, em parceria com o Instituto Agregar e com a Cotripal, submeteu a proposta de pesquisa para avaliar o efeito do sistema de irrigação com alinhamento e movimento contínuo para pivôs centrais em comparação ao sistema de irrigação de pivô central tradicional.

O projeto, a ser desenvolvido em um período de 18 meses, visa avaliar os indicadores referentes à produtividade dos cultivos de soja e à economia no uso de água no comparativo entre os dois sistemas de irrigação. Para tal, a empresa Fockink fará a doação de um sistema de irrigação de pivô central para o IFFar - Campus Panambi, o qual se utiliza da tecnologia de alinhamento e movimento contínuo para pivôs centrais, representada pelo "pivô supremo®", desenvolvido pela empresa. Como contrapartida, servidores do IFFar – Campus Panambi farão a análise dos dados gerados a partir do uso do pivô a fim de comprovar – ou não – se esse sistema melhora a uniformidade da lâmina de água aplicada nas lavouras, resultando em ganhos de produtividade, redução do consumo de água na irrigação e consequente ampliação dos ganhos econômicos dos agricultores.

Com isso, o projeto visa preencher a lacuna existente na comprovação científica dos benefícios da tecnologia de alinhamento contínuo para pivôs centrais, fornecendo dados sólidos que podem impactar positivamente o setor agrícola e o meio ambiente. Ainda, ao final do projeto a Cotripal compromete-se em propagar estes resultados com seu grupo de associados.

O projeto é uma ação coletiva de uma equipe de servidores do IFFar – Campus Panambi, do Instituto Agregar, da Cotripal e do Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Fockink, com coordenação técnica do professor Volnei Luiz Meneghetti.