Página inicial > Panambi > IFFar Campus Panambi contará com Laboratório Colaborativo de Inovação em Análise de Qualidade de Grãos e Desenvolvimento Tecnológico
Notícias Panambi

Publicado em Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 14h30 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Uma parceria entre Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi, Prefeitura Municipal, Bruning Tecnometal, Cotripal, Fockink, Kepler Weber, SAUR, Tromink e Instituto Agregar trará a estrutura de um laboratório colaborativo em análise de qualidade de grãos para as dependências do IFFar. O fomento para instalação do Living Lab foi captado via Programa TEC4B, promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul. No total, o investimento será de R$ 1.486.000,00.

Os Living Labs (laboratórios vivos) servirão para potencializar a estruturação e a gestão de um ambiente colaborativo real nos municípios, congregando recursos de infraestrutura para a prototipação, realização de provas de conceito e para testagem de produtos ou serviços, com ênfase no agronegócio. Em Panambi, o Living Lab de Inovação em Análise de Qualidade de Grãos e Desenvolvimento Tecnológico utilizará da aplicação de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para promover a pesquisa interdisciplinar e o desenvolvimento de algoritmos de aprendizado de máquinas capazes de prever a qualidade dos grãos durante o processo de pós-colheita.

Com isso, o laboratório servirá como solução para um problema comum a várias indústrias da região que é aferir indicadores dos grãos produzidos, tais como os teores de proteína, gordura e umidade. A aferição será realizada via espectrômetro Near-Infrared Spectroscopy (NIRS), acompanhada de análises de bancada. Além disso, o laboratório também contará com o monitoramento contínuo das condições de armazenamento dos grãos, registrando dados de temperatura e umidade através da plataforma Sync, da empresa Kepler Weber, parceira do projeto.

A previsão de início do funcionamento operacional do Living Lab é no início do ano de 2026. Nos próximos dois anos será realizada a coleta de dados, o desenvolvimento de algoritmos de aprendizado de máquina e a avaliação e ajuste de modelos do NIRS. O projeto é uma ação coletiva de uma equipe de servidores do IFFar – Campus Panambi com demais empresas e instituições parceiras, com coordenação técnica e administrativa dos professores Éverton Lutz e Volnei Meneghetti.