Página inicial > Panambi > IFFar Campus Panambi presente no IX Encontro Nacional das Licenciaturas
Notícias Panambi

IFFar Campus Panambi presente no IX Encontro Nacional das Licenciaturas

Publicado em Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 21h22 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Entre os dias 6 e 8/12, os professores Aline Machado Zancanaro e Jorge Alberto Lago Fonseca, acompanhados dos acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Juliano Severo e Taniéli Bornholdt, participaram do IX Encontro Nacional das Licenciaturas, sediado pela Univates, em Lajeado/RS.

Aline, que atualmente é Coordenadora da Residência Pedagógica do Campus Panambi, apresentou o trabalho “Utilizando a alfabetização científica para descobrir minicientistas”, cujo projeto atendeu turmas de todas as EMEIs do município de Panambi ao longo de 2023, apresentando o fantástico mundo da ciência de forma lúdica para as crianças. Para a docente, “o evento foi muito bom, principalmente por termos discussões com representantes do MEC e da CAPES, que demonstraram um panorama da educação no país, em especial sobre as licenciaturas. E esses representantes também adiantaram uma importante informação: haverá novas possibilidades de bolsas para estudantes de licenciaturas, em um edital que a Capes pretende lançar em março/abril de 2024”.

O docente Jorge Alberto Lago Fonseca participou do evento realizando a mediação de grupo com apresentação de trabalhos e o estudante de Ciências Biológicas, Juliano Severo, apresentou o trabalho “Avaliação como parte do ensino: uma análise da variabilidade de instrumentos avaliativos no programa de residência pedagógica”, submetido por ele e pela aluna Ana Carolina Preto Tomaz, com orientação da professora Mônica de Souza Trevisan.

Outros seis trabalhos do IFFar – Campus Panambi foram apresentados no formato virtual do evento.

Desafios e oportunidades no primeiro contato com a docência: primeiras experiências no ensino de ciências da natureza
Apresentou: Juliana da Rosa Steinbrenner
Orientação: Mônica de Souza Trevisan

Afetividade e ensino: relato de experiência das aulas de ciência naturais no ensino fundamental
Apresentou: Vanise L.B.Bilstein
Orientadora: Fabiana Lasta Beck Pires

Rotação por estações: uma abordagem de hidrocarbonetos no ensino médio
Apresentou: Maria Luisa Ott Hecht
Orientadora: Cátia Keske

Aula passeio no ensino de ciências da natureza: relato de uma experiência extraescolar
Apresentou: Simone Rodrigues e Verônica Springer
Orientadora: Fabiana Lasta Beck Pires

O uso de vídeos na perspectiva de estudantes e professores: analisando as potencialidades e os desafios
Autora: Taniéli Bornholdt
Apresentou: Fabiana Lasta Beck Pires
Orientadora: Fabiana Lasta Beck Pires

A educação de jovens e adultos e a importância do uso de metodologias ativas para o ensino e aprendizagem
Autoras: Letícia Blatt e Leônida Adriana Nunes
Orientadoras: Mônica de Souza Trevisan e Cátia Keske

#PraTodosVerem Sequência de 5 fotos dos participantes do evento, sendo 4 delas das apresentações de trabalhos online e 1 delas com foto dos participantes do encontro presencial, todos em pé, em frente ao banner do evento.