Página inicial > Panambi > Alunos de Tecnologia em Processos Químicos e Técnico em Agricultura Produzem Derivados do Leite em Projeto de Final de Semestre
Notícias Panambi

Publicado em Terça, 09 de Julho de 2024, 16h57 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Os alunos dos cursos de Tecnologia em Processos Químicos (TPQ) e Técnico em Agricultura (TAG) receberam um desafio especial como trabalho de final de semestre. Sob a orientação da professora Larissa Alves, nas disciplinas de Tecnologia de Produtos de Origem Animal (TPQ) e Processamento de Alimentos (TAG), os estudantes foram incumbidos de produzir derivados do leite em casa para avaliação.

O projeto envolveu a criação de produtos lácteos como manteiga, iogurte, queijo e doce de leite, já produzidos anteriormente em aula no Laboratório de Alimentos. No entanto, desta vez, os alunos precisaram inovar, agregando características diferenciadas de sabores ou processos de produção. Além disso, cada produto deveria ter um rótulo elaborado pelos próprios estudantes.

Entre as criações desenvolvidas pelos alunos, destacam-se:

• Manteigas saborizadas: Doritos, torresmo, orégano, cheiro verde e tomate seco.
  • Queijos coloniais: Maturados no rum e saborizados com pimentão.
  • Iogurtes: Morango com linhaça, pimenta e ovomaltine; iogurte grego com geleia de bergamota e com geleia de frutas amarelas.
  • Bala de leite: Enriquecida com whey protein.

Este projeto não só permitiu aos alunos aplicar na prática os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre, mas também incentivou a criatividade e a inovação no desenvolvimento de novos produtos alimentícios.