Página inicial > Panambi > Caminos: abordagens sobre cultura no ensino de espanhol é tema de projeto de pesquisa no IFFar
Notícias Panambi

Publicado em Quarta, 19 de Julho de 2017, 16h38 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Desenvolver, a partir de práticas de letramento literário, produções textuais em língua espanhola em diferentes formatos é o principal objetivo do projeto “Caminos: abordagens sobre cultura, letramento literário e multimodal no ensino de espanhol”, coordenado pela professora Carla Klôs Schoninger, do IFFar – Campus Panambi.

De acordo coma professora, o projeto objetiva resgatar a língua espanhola e as culturas que a permeiam, principalmente na América Latina. Nos encontros semanais são estudados textos de gêneros diversos e principalmente literários. Também acontecem momentos de conversação, estudo gramatical e apresentações de trabalhos por parte dos alunos. O ponto alto dos encontros fica por conta da visualização de vídeos produzidos especialmente para o projeto, elaborados por pessoas que vivem ou já viveram em países que possuem o espanhol como língua oficial.

O projeto atende a dez participantes, dentre servidores e alunos dos cursos técnicos e superiores do campus, e conta com o apoio de Iasmin Assmann Cardoso, aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, como bolsista voluntária. Caminos vem sendo desenvolvido desde abril de 2017 e transcorrerá até o final do ano.

Espera-se que através das práticas de leitura em espanhol e estudos culturais, os alunos identifiquem os diferentes recursos semióticos e seus significados no todo textual, além de serem capazes de fazer uso do texto escrito, imagem, elementos gráficos, som e fala, através da produção de vídeo, abrangendo o letramento multimodal. O material em vídeo, produzido ao final do projeto, poderá ser utilizado em outras instituições de ensino como suporte para o ensino de línguas.