Página inicial > Panambi > Visita Técnica à Igreja São João Batista
Notícias Panambi

Visita Técnica à Igreja São João Batista

Publicado em Quarta, 04 de Outubro de 2017, 21h42 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

No sábado, 30/09, alunos do Curso Técnico em Edificações do IFFar – Campus Panambi, de turmas subsequente e Proeja, realizaram uma visita técnica na obra de acessibilidade e paisagismo da Igreja Católica São João Batista.

Na ocasião, a arquiteta e urbanista responsável técnica pela obra, Juliana Knorr, apresentou as estratégias de melhorias para a acessibilidade e também as soluções para aumentar a taxa de permeabilidade do solo, com a utilização de canteiros para plantas e também piso intertravados. Os alunos também puderam acompanhar as etapas de impermeabilização e execução de shafts de esperas para tubo de queda pluvial, assim como a construção da rampa de acessibilidade. A arquiteta destacou que um projeto de iluminação foi projetado e que as esperas do mesmo já estão prontas.

A professora Josiane Hinning, ministrante das disciplinas de Materiais e Técnicas Construtivas II e Patologias das Construções, destacou que também foram observados o interior da Igreja, com elementos do estilo arquitetônico Neogótico, arcos ogivais e o óculo da fachada principal que remete às rosáceas dos templos góticos. De acordo com a professora, “O interior do templo é bem conservado, os vitrôs também são originais e apresentam diversidades de cores. A entrada principal é brindada pelo sol da manhã, que ilumina de forma a destacar todo o interior”.

Também foi realizada a visita a parte subterrânea da Igreja, conhecida como cripta em alguns templos. Neste trecho da edificação foi possível ver os alicerces de pedras, bem como as estruturas que sustentam desde a nave central do templo até as demais estruturas. Os tijolos aparentes da fundação também são visíveis e oportunizaram um objeto de estudo diferenciando nesta visita técnica.