Página inicial > Panambi > III ComViver finaliza com avaliação positiva
Notícias Panambi

III ComViver finaliza com avaliação positiva

Publicado em Segunda, 16 de Outubro de 2017, 08h43 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Nos meses de Agosto, Setembro e Outubro a Coordenação de Ações Inclusivas (CAI) do Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi realizou a III Edição do ComViver, atividade de formação que envolveu servidores do IFFar e professores da rede municipal de Panambi e municípios da região. O evento visou discutir e problematizar os processos de inclusão e diversidade no contexto escolar, perpassando discussões étnico-raciais, de gênero e relacionadas a diferentes tipos de deficiências.

Os últimos encontros foram realizados nos dias 5 e 6 de outubro. Na quinta-feira foram apresentados 11 trabalhos referentes aos GTs Políticas Públicas afirmativas; Ensino de Ciências, Inclusão escolar e ambientes de aprendizagem; e Inclusão escolar e TICS. Já na sexta-feira a professora Gabriela Felten da Maia realizou a palestra de encerramento do evento, com o tema "Gênero e sexualidade na educação: articulações necessárias para promoção de cidadania”. A fala teve como objetivo contextualizar o panorama atual das discussões de gênero e sexualidade na educação. A partir da palestra, os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre as dimensões de poder e hierarquização que constituem as relações de gênero no ambiente escolar.

Os alunos da APAE Panambi, André Fenske e Fernanda Chaves, fizeram uma emocionante apresentação cultural da última noite do evento. A apresentação teve coordenação da professora Ligia Vincensi de Miranda. Na ocasião também foram entregues aos representantes da APAE alguns jogos, brinquedos e livros arrecadados na campanha alusiva ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, promovida pelo IFFar.

O III ComViver gerará uma publicação com os trabalhos apresentados e com as palestras realizadas. A produção dos Anais será disponibilizada aos participantes em CD e os certificados para aqueles que completaram 75% de participação em todo o evento serão enviados por e-mail. A avaliação dos participantes do evento versou sobre o quanto as atividades formativas são valorosas para se pensar a teoria aplicada à prática das questões relacionadas à inclusão e diversidade no ambiente escolar.