Página inicial > Panambi > Monitoria em matemática: uma experiência para além da sala de aula
Notícias Panambi

Monitoria em matemática: uma experiência para além da sala de aula

Publicado em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 08h42 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Entre março e dezembro de 2017, o aluno Darlon Antonio Mendes Neumann, do curso técnico em química do IFFar – Campus Panambi, atuou como bolsista e monitor do projeto de ensino “Preparação para as Olimpíadas de Matemática: OBMEP e OIMSF”, coordenado pelo professor Renan Gabbi. Em encontros semanais, os alunos participantes do projeto estudavam as provas anteriormente realizadas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), contando com o auxílio de Darlon e de Felipe Duck Borges, que também atuou como bolsista do projeto.

Para além de auxiliar os 40 participantes do projeto, o contato semanal com o estudo da matemática resultou em muitas experiências e aprendizados à Darlon. O desafio de conciliar a atividade de bolsista junto com o curso técnico possibilitou ao aluno “novas maneiras de pensar, utilizando caminhos alternativos que eu provavelmente não veria se não fosse pelo contato com meus colegas”. Por sua atuação no projeto, Darlon participou de alguns eventos regionais, obtendo “Prêmio Destaque” na Feira Regional de Matemática. Além disso, possibilitou que, juntamente com Felipe, ofertasse oficinas de matemática sobre Tangram e Cubo Mágico a todos os alunos interessados do campus.

Para o coordenador do projeto, Renan Gabbi, é muito satisfatório perceber o desenvolvimento dos alunos e seu protagonismo nas atividades propostas. Como resultado das atividades como bolsista e monitor, Darlon destaca “a notável evolução no raciocínio lógico dos colegas que, ao longo do ano, através da resolução das provas anteriores e de conteúdos estudados, conseguiram melhorar sua compreensão sobre o assunto”. O desejo do aluno é que o projeto continue sendo executado em 2018, possibilitando a mais alunos o contato semanal com uma matemática “pura”, ampliando os conhecimentos compartilhados em sala de aula.