Página inicial > Panambi > Projeto do IFFar – Campus Panambi será desenvolvido em Portugal
Notícias Panambi

Projeto do IFFar – Campus Panambi será desenvolvido em Portugal

Publicado em Quinta, 14 de Junho de 2018, 20h54 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

“A Residência Pedagógica como elemento da Política Nacional de Formação de Professores” foi um dos três projetos selecionados pelo Instituto Federal Farroupilha para desenvolver ações de pesquisa em instituições estrangeiras. A professora de física, Sandra Elizabet Nonenmacher, juntamente com o acadêmico de Licenciatura em Ciências Biológicas, Gustavo Pedroso de Moraes, executarão o projeto no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), em Portugal.

O projeto terá duração de um mês e possui o objetivo acompanhar e estudar as políticas nacionais de formação de professores em Portugal nos aspectos relacionados à inserção dos acadêmicos nas escolas portuguesas de Nível Básico visando a obtenção de elementos para análise da proposta da Residência Pedagógica na formação de professores brasileiros. O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que recentemente passaram a integrar a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Para acompanhar e atingir o objetivo da pesquisa a ser desenvolvida no IPG serão analisados documentos e sites de instituições oficiais e de classe, produções acadêmicas de universidades brasileiras e portuguesas, além do acompanhamento de interações escolas-instituições formadoras portuguesas para compreensão de como ocorrem os processos formativos portuguesas no que concerne à relação teoria e prática. Como resultado do projeto, os proponentes esperam obter a qualificação da formação de professores no IFFar e a possibilidade de constituição de um grupo de pesquisa sobre formação de professores envolvendo a instituição brasileira e o Instituto Politécnico da Guarda.

Assunto(s):