Página inicial > Santo Ângelo > IX CARIJADA DO IFFAR SAN
Notícias Santo Ângelo

IX CARIJADA DO IFFAR SAN

Publicado em Terça, 05 de Setembro de 2023, 09h08 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Nos dias 31/08 e 01/09 aconteceu a IX Carijada no IFFar San. Este projeto de Extensão, que acontece desde 2014, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul, busca reviver a prática ancestral de produção artesanal de erva-mate pelo método de carijo.

Além das duas instituições de ensino federais - IFFar e UFFS, participam os indígenas M’Byá Guarani, da Yacã Ju, aldeia que se localiza em Santo Ângelo.

O processo de produção de erva-mate envolveu alunos do Campus e visitantes, desde a colheita da planta, o sapeco, a formação dos macacos, a secagem no carijo, o cancheamento e, por fim, a pilagem da erva e o sorver do chimarrão com a erva-mate produzida. Esses momentos são vivenciados com muita alegria por parte dos alunos, em especial dos cursos técnicos integrados.

Tivemos também a Roda de Conversa com o Cacique Anildo que provocou uma profunda reflexão sobre o modo de viver guarani e a função da erva-mate para o povo M’Byá. Participaram deste momento o Cacique Anildo Romeu Kuaray, Bedati Finokiet, Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS e Leandro Jorge Daronco, Docente do IFFar San.

Após, foi realizada uma trilha noturna, pelas estações experimentais do Campus, com a participação dos alunos dos Cursos Superiores, além de pais de alunos, pessoas da comunidade e alunos de Química e Agronomia da UFFs que se deslocaram de Cerro Largo, com a professora Bedati para participar desta programação noturna. Em seguida, os participantes puderam observar os planetas pelo telescópio do IFFar, com os alunos e a Professora Karlise Soares, do Clube de Astronomia.

Na manhã de sexta-feira, aconteceu o III Café de Cambona dos Servidores do Campus Santo Ângelo. O Café de Cambona é um modo típico de preparo de Café dos antigos tropeiros. Os produtos consumidos no Café foram todos adquiridos das famílias dos alunos do campus e também na Feira da Agricultura Familiar de Santo Ângelo.

Por fim, alunos e servidores pilaram a erva-mate e puderam levar uma cevada de mate para sorver com seus familiares. Também alguns sacos de erva cancheada foram destinados à aldeia para que seja consumida e usada nos rituais da comunidade indígena.