Página inicial > Santo Ângelo > III Encontro da Agrobiodiversidade Missioneira
Notícias Santo Ângelo

III Encontro da Agrobiodiversidade Missioneira

Publicado em Sexta, 25 de Agosto de 2017, 21h05 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

No dia 17 de agosto de 2017 realizou-se no município de Pirapó, o III Encontro da Agrobiodiversidade Missioneira, encontro que está sendo realizado alternadamente entre os municípios da região das missões. Neste ano, entre os municípios que haviam demonstrado interesse, o contemplado foi Pirapó. Entre os organizadores do evento destaca-se: o IFFar - Campus de Santo Ângelo, Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS, CARITAS, Rede Missioneira da Agricultura Familiar - REMAF, EMATER, APL Missões, Ong Rede Eco Vida, EMBRAPA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura Municipal de Pirapó.

O encontro contou com a participação de agricultores, estudantes, professores, pesquisadores, extensionistas, religiosos e guardiões de sementes, vindos de vários municípios da região. Destaca-se a importância deste encontro por proporcionar capacitações práticas ao cotidiano do agricultor(a), espaços de socialização sobre cultivos, manejos, culinária e o principal e mais aguardado por todos que participam do evento, a troca de sementes.

A cada evento tem aumentado a diversidade de sementes e mudas, o que mostra que os objetivos estão sendo alcançados, visto que a proposta da troca de sementes é que cada um que leve um amostra de sementes consiga reproduzir e no evento subsequente devolver uma parte da produção. Destaca-se a biodiversidade de sementes de abóbora, melão, melancia, feijões, batatas, milhos, pipocas, porongo, amendoim, esponja, plantas recuperadoras de solo e olerículas. Grande parte desta biodiversidade está mantida na núcleo familiar camponês/agricultura familiar e vem sendo passado de geração em geração, cada qual com sua especificidade e finalidade (Ivan Jacson Preuss / Setor de Produção).