Página inicial > Santo Ângelo > II SEMATEC - Agradecimentos
Notícias Santo Ângelo

II SEMATEC - Agradecimentos

Publicado em Sexta, 15 de Setembro de 2017, 21h58 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

A II Semana Acadêmica do Curso Técnico em Agricultura (SEMATEC) foi um sucesso. O evento contou com a presença de renomados palestrantes, que trouxeram importantes discussões no campo da agricultura. A temática do evento foi "Agricultura, produtividade com sustentabilidade".

O dia 12/09 começou com a brilhante palestra proferida pelo Engº Agrônomo Álvaro Uggeri Rodrigues (EMATER), que falou sobre o “Panorama da agricultura regional e caracterização dos arranjos produtivos locais”.

A seguir o Me. José Roberto de Oliveira nos brindou com a palestra sobre “Potencialidades para a agricultura regional”, enfocando na motivação para o jovem permanecer no meio rural e mostrando alternativas para isso.

Dando prosseguimento às atividades, a palestrante Esp. Marita Claudete Minetto (EMATER) trouxe um pouco de sua experiência em desenvolvimento rural e produção de alimentos orgânicos, área na qual possui larga experiência. O título da palestra foi “Produção de alimentos orgânicos – oportunidade para jovens no campo”.

Para finalizar o primeiro dia de palestras o Esp. Ivan Jackson Preuss (IFFar) falou sobre os programas de aquisição de alimentos e mercado institucional, tema que faz parte de sua pesquisa de mestrado.

No dia 13/09 a SEMATEC seguiu com uma majestosa palestra do Adm. Éder Leandro Hoch, o qual é gerente comercial e Fuse Technologies da REDEMAQ. O palestrante falou sobre a inovação na mecanização agrícola com a palestra “Agricultura 4.0 - O Futuro Pulsa Agora”. Logo após a palestra, tivemos uma oficina de regulagem de plantadeira com o Técnico Ronaldo Faganello (REDEMAQ), que também nos apresentou uma moderna plantadeira dotada com vários sensores que podem ser monitorados da cabina do trator.

No dia 14/09 tivemos palestras com várias temáticas. A primeira foi proferida pelo Engº Agrônomo Cesar João Bianchini (AGROBIANCHINI), que falou sobre “Produtos biológicos na agricultura”, enfocando na importância dos inimigos naturais bem como nos produtos já disponíveis para o controle biológico de doenças e pragas em culturas agrícolas.

A palestra a seguir foi proferida pelo Engº Agrônomo Me. Claudio Cesar de Lima Machado (SEMENTES LOPES). O palestrante, que possui experiência nas áreas de fitotecnia, produção e tecnologia de sementes, legislação e análise laboratorial de sementes forrageiras, palestrou sobre “Produção de sementes de alta qualidade”.

Pela tarde o palestrante professor Engº Agrônomo Dr. Vitor Cauduro Girardello (URI – Santo Ângelo), falou sobre o “Manejo conservacionista do solo”, tema sobre o qual desenvolveu seus estudos de mestrado e doutorado pela UFSM. O palestrante discorreu sobre a importância do solo e sobre o manejo para evitar ao máximo a perda desse recurso natural.

Para fechar a II SEMATEC o palestrante professor Engº Agrônomo Dr. Sidinei Zwick Radons (UFFS – Cerro Largo) palestrou sobre o “Manejo da irrigação e uso racional da água”. A palestra foi baseada em algumas perguntas enfatizadas pelo Dr. Sidinei: Por que irrigar? Como irrigar? Quando irrigar? E quanto irrigar? Dessa forma levou os ouvintes a entender que o planejamento é fundamental em qualquer área do setor agrícola.

A II SEMATEC teve a participação de alunos, técnicos administrativos e docentes do IFFar, alunos do curso de Agronomia da URI, integrantes da SMED e da SEMA do município de Santo Ângelo.

A Coordenação do Eixo de Recursos Naturais do IFFar agradece imensamente aos palestrantes, ao público ouvinte e aos organizadores, pois com a presença e a união de todos a II SEMATEC foi um sucesso e com certeza as palestras foram de grande valia para a difusão do conhecimento e formação dos estudantes.